O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, divulgou, nesta quarta-feira, 20, em seu perfil do Instagram imagens do projeto de revitalização do antigo parque ferroviário de Jaraguá. O projeto, conduzido pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) e executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), já tem 30% das obras concluídas e deve se transformar em um novo polo de lazer, cultura e empreendedorismo em Maceió.

A proposta inclui áreas de convivência, playground, estacionamento, travessia elevada para pedestres e um corredor comercial com 18 lojas, além da chegada de um trem com vagão adaptado para gastronomia, unindo memória ferroviária e novos usos.
Localizado na antiga oficina de manutenção da estação ferroviária, o espaço de 1.368,92 m² busca integrar preservação histórica e inovação. De acordo com o vice-prefeito e titular da Seminfra, Rodrigo Cunha, a revitalização vai ressignificar a importância simbólica do bairro: “Desde seus primórdios, Jaraguá teve um papel fundamental na formação da nossa capital, sobretudo pelo porto, que impulsionou o desenvolvimento da região. Com a revitalização, vamos preservar a memória do bairro e fomentar sua visitação com foco na cultura e no lazer”, afirmou.

O projeto contempla ainda ações específicas de conservação, uma vez que o espaço é tombado pelo Estado e protegido pelo IPHAN. Entre elas estão a recuperação da cobertura dos galpões com telhas francesas, a preservação da estrutura em ferro fundido, a recomposição das aberturas originais e a manutenção dos trilhos remanescentes. Dessa forma, a intervenção busca valorizar o patrimônio ferroviário de Maceió, ao mesmo tempo em que cria novas oportunidades de turismo, negócios e convivência no histórico bairro de Jaraguá.

LEIA MAIS
+Lidas