Ações de resgate, salvamento e apoio às forças de segurança serão intensificadas entre os dias 13 e 17 de fevereiro em todo o estado
O Departamento Estadual de Aviação lançou a Operação Carnaval 2026, que ocorrerá de 13 a 17 de fevereiro, com foco em resgates e apoio policial durante o período festivo. A operação visa garantir uma resposta aérea rápida em áreas de grande movimentação de pessoas.
A operação contará com bases operacionais em Maceió e no interior do estado, com aeronaves preparadas para resgates, atendimento aeromédico e apoio às forças de segurança. O planejamento inclui pontos de apoio em cidades como Arapiraca e Coruripe para transferências aeromédicas.
As aeronaves estarão em prontidão para atender emergências, com a coordenação entre as centrais de regulação do Samu e do Corpo de Bombeiros. As ações do DEA se estenderão até o dia 22 de fevereiro, visando garantir a segurança e o atendimento rápido durante o Carnaval.
O Departamento Estadual de Aviação (DEA) lançou, nesta quinta-feira, 12, a Operação Carnaval 2026, que será executada entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com atuação intensificada ao longo do período festivo. O lançamento oficial ocorreu durante entrevista coletiva à imprensa, realizada na sede do DEA, no município de Marechal Deodoro.
LEIA TAMBÉM
A operação tem como objetivo garantir resposta aérea rápida em ocorrências de resgate e salvamento, além de apoio às operações policiais, especialmente em áreas de maior fluxo de pessoas durante o Carnaval.
Para isso, o DEA atuará de forma integrada com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).
Para a Operação Carnaval 2026, o DEA contará com bases operacionais estratégicas distribuídas entre a capital e o interior do estado. Em Maceió, estarão posicionadas aeronaves com perfil de resgate, atendimento aeromédico e apoio às atividades policiais, além de uma aeronave de asa fixa destinada a transferências de pacientes.
Já a Base Agreste contará com aeronave voltada ao resgate e às atividades policiais, ampliando a presença aérea no interior. O planejamento operacional também prevê o uso de pontos de apoio para aeronaves de asa fixa, como Arapiraca, Coruripe e Paulo Afonso (BA), utilizados especialmente em transferências aeromédicas.
A frota empregada na operação será composta pelos helicópteros Falcão 02, Falcão 04, Falcão 05 e Falcão 06, além da aeronave Bombeiro 02 (asa fixa). As aeronaves permanecerão em prontidão para atendimentos de resgate e salvamento, transferências aeromédicas e apoio aéreo às forças de segurança pública, conforme a natureza de cada acionamento.
Além do coronel André Madeiro, diretor-presidente do DEA, participaram do lançamento a tenente-coronel Elaine Monteiro, diretora de Controle Interno e coordenadora de Integração Aeromédica do DEA; o tenente-coronel Maykel Araújo, diretor de Operações; o tenente-coronel Cristian Bons, gerente técnico de Operações; e o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Mac Douglas de Oliveira Lima.
Segundo o diretor-presidente do Departamento Estadual de Aviação, a Operação Carnaval é planejada para atender ao aumento da demanda, típico do período.
“Durante o Carnaval, há um crescimento expressivo na circulação de pessoas em diversas regiões do estado. A atuação aérea é fundamental para reduzir o tempo de resposta em ocorrências graves, apoiar as forças de segurança e garantir atendimento rápido sempre que houver necessidade”, afirmou.
De acordo com a tenente-coronel Elaine Monteiro, o planejamento do serviço aeromédico foi estruturado para garantir cobertura estratégica durante o período festivo.
“O Carnaval historicamente apresenta aumento nas ocorrências relacionadas a afogamentos, acidentes de trânsito e outras situações de maior gravidade. Organizamos nossas bases e equipes para assegurar atendimento rápido, principalmente nas regiões do Agreste e do Sertão, onde a presença da aeronave pode fazer a diferença no desfecho da ocorrência”, destacou.
O coordenador do Samu, Mac Douglas de Oliveira Lima, ressaltou a integração entre as centrais de regulação e as equipes aéreas.
“Todo o acionamento do serviço aeromédico passa pelas centrais de regulação. A população deve continuar utilizando os números 192, do Samu, e 193, do Corpo de Bombeiros. A partir dessas ligações, as equipes avaliam a ocorrência e, quando necessário, solicitam o apoio da aeronave”, explicou.
Além dos dias de Carnaval, o DEA seguirá intensificando as ações até o domingo (22).
LEIA MAIS
+Lidas