Maceió

Veja o que se sabe sobre incêndio que destruiu madeireira, em Maceió

Gabriel Amorim* | 01/02/24 - 09h10
Vasni Soares / TV Pajuçara

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma madeireira, no bairro de Barro Duro, em Maceió, na noite dessa quarta-feira (31). O galpão do estabelecimento foi destruído e, ao menos, três casas foram atingidas. Por conta da destruição, quatro imóveis e duas lojas foram evacuados.

De acordo com o registro do Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início por volta das 19h49. A Defesa Civil deve fazer novas vistorias após o esfriamento no local.

Confira, abaixo, o que se sabe sobre o incêndio:

CAUSAS DA TRAGÉDIA

A causa do incêndio ainda é desconhecida. A perícia deve ser acionada para averiguar o que teria motivado o início das chamas.

ALGUÉM SE FERIU?

Quando o fogo começou, a madeireira já estava fechada. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve feridos.

O ESTABELECIMENTO FOI DANIFICADO?

A madeireira foi completamente destruída. Imagens de drones registraram o momento exato em que o teto do galpão desabou após ser atingido pelas chamas. O vídeo foi feito por drone conduzido pelo repórter cinematográfico Vasni Soares. Assista abaixo:

Segundo informações colhidas pela reportagem da TV Pajuçara, havia veículos da empresa que também foram destruídos com o incêndio.

E IMÓVEIS VIZINHOS?

Na manhã desta quinta (1º), a Defesa Civil de Maceió divulgou que, ao menos, três residências foram parcialmente atingidas pelo incêndio. Quatro residências na rua de trás foram evacuadas e outras duas lojas próximas à madeireira foram interditadas.

Moradores precisaram deixar os imóveis devido aos riscos no local. A mulher que mora em uma das casas que teve o telhado atingido, identificada como Vanessa, contou à TV Pajuçara que precisou deixar a residência às pressas após ser alertada pelo irmão. Com os danos na estrutura da casa, ela disse que precisou dormir na rua com a família.

"Eu cheguei na minha casa e senti um cheiro de fumaça. Eu e minha filha fomos ver o que era, e cerca de 20 minutos depois, meu irmão começou a gritar: "Sai que está pegando fogo". Quando saímos vimos o fogo bem alto e o pessoal gritando, além do barulho das explosões", afirmou Vanessa.

GALPÃO VIZINHO APRESENTA RISCOS

Um galpão vizinho à madeireira foi atingido pelas chamas. Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Aluysio, a parede do estabelecimento pode apresentar riscos.

Os militares vão precisar de uma retroescavadeira para remover os entulhos para terem acesso a outros focos de incêndio. Um veículo da Prefeitura de Maceió já chegou ao local para que os Bombeiros possam seguir com o trabalho de combate às chamas.

MADEIREIRA TINHA SEGURO? E OS PREJUÍZOS?

Segundo informações extraoficiais, a madeireira não possuía seguro. Até o momento, ainda não foi divulgado o levantamento com valor dos prejuízos causados pelo incêndio.

BOMBEIROS SEGUEM NO LOCAL

Mais de 13 horas após o incêndio, os militares do Corpo de Bombeiros seguem no local para se revezar no trabalho de rescaldo do incêndio que destruiu as instalações da madeireira.  “Vamos continuar até extinguir todos os focos de incêndio. O fogo continuou em profundidade”, explicou o tenente-coronel.

Segundo o CBM-AL, a ação deve continuar ao longo do dia, sem previsão de acabar. Agora, um dos focos de atenção é a parede do galpão de um estabelecimento comercial vizinho. “Por conta da proximidade com o fogo, está oferecendo risco, mas quem pode dizer com certeza é a Defesa Civil”, contou Aluysio.

*Estagiário sob supervisão