Economia

Vendas do comércio brasileiro crescem 1,1% em fevereiro, segunda alta seguida

CNN Brasil | 13/04/22 - 09h38
Arquivo/Itawi Albuquerque/TNH1

As vendas no comércio varejista brasileiro cresceram 1,1% em fevereiro ante janeiro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (13), na segunda alta mensal consecutiva. Em janeiro, o setor havia registrado alta de 2,1% em relação a dezembro. O número de janeiro, antes de 0,8%, foi revisado.

Na comparação com fevereiro de 2021, o avanço foi de 1,3%, após queda de 1,5% em janeiro de 2022.

Com o dado de fevereiro, o setor fica 1,2% acima do patamar pré-pandemia, e 4,9% abaixo do pico da série histórica, verificado em outubro de 2020. No ano, o varejo acumula queda de 0,1% e, nos últimos 12 meses, alta de 1,7%.

A expectativa do mercado ficava em torno de uma alta de 0,1% na comparação mensal e de queda de 1,1% na anual.

Seis das oito atividades pesquisadas tiveram taxas positivas em fevereiro, segundo o IBGE, com destaque para combustíveis e lubrificantes (5,3%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), que tiveram o maior impacto no índice.

A maior alta, porém, veio do segmento de livros, jornais, revistas e papelaria, com alta mensal de 42,8%. Essa atividade, que vem perdendo representatividade no mercado, se beneficiou pela compra de livros didáticos, comum nesta época do ano.

Esse avanço, porém, não foi suficiente para recuperar os níveis anteriores, já que algumas atividades didáticas continuam no ambiente online”, explica o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.