O verão em Alagoas, que começa neste domingo, 21, será marcado por altas temperaturas e chuvas abaixo da média, gerando preocupações com a seca no semiárido, segundo o meteorologista Vinícius Pinho.
As temperaturas devem ser elevadas, com médias de 30 a 31ºC no litoral e máximas de até 35ºC no Sertão, o que pode levar à quebra de recordes de calor, como os 41ºC registrados no verão passado.
As previsões indicam que a estação, que se estende até 20 de março, terá pouca ocorrência da chamada 'chuva de trovoada', o que pode agravar a situação hídrica na região.
Com início nesse domingo, 21, o verão deve ser de altas temperaturas e chuva abaixo da normalidade em Alagoas, indicou o meteorologista Vinícius Pinho, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
LEIA TAMBÉM
"É uma estação típica pela temperatura elevada e o ciclo de pouca chuva, mas a gente espera que seja ainda mais abaixo dessa normalidade de pouca chuva. Há uma preocupação com a seca na região do semiárido, já que a popularmente chamada de chuva de trovoada também deverá ocorrer pouco neste verão", comentou o meteorologista.
Segundo Vinícius Pinho, a época favorece na renovação de recordes de temperatura. "No verão passado, a região do Alto Sertão chegou a marcar 41ºC. Esse ano nós deveremos ter uma temperatura média de 30/31ºC no Litoral alagoano".
Nesta segunda-feira, 22, os termômetros indicam máxima de 35ºC nas cidades do Sertão e Sertão do São Francisco, e 31ºC em Maceió e nos municípios do Litoral. A Zona da Mata e o Agreste têm variação de nebulosidade com temperaturas entre 21ºC e 33ºC.
A estação vai até o dia 20 de março.
+Lidas