'Vereador do ano' e presidente da Câmara de São Brás: quem é o motorista que atropelou casal de ciclistas

Publicado em 12/01/2026, às 11h39
Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais

por João Arthur Sampaio

Publicado em 12/01/2026, às 11h39

O presidente da Câmara de Vereadores de São Brás, Genilson dos Santos Tavares, conhecido como Babi, foi preso em flagrante após atropelar um casal de ciclistas em Rio Largo, levantando preocupações sobre a segurança no trânsito e a responsabilidade de figuras públicas.

Testemunhas relataram que Babi dirigia em alta velocidade e de forma errática, aparentemente embriagado, quando atingiu as vítimas, que foram hospitalizadas com ferimentos significativos.

Após a detenção, Babi foi levado a um hospital para atendimento médico e, em seguida, à Central de Flagrantes, onde se recusou a realizar o teste do bafômetro, resultando em sua prisão por lesão corporal culposa grave e a aplicação de sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Resumo gerado por IA

O presidente da Câmara de Vereadores de São Brás, Genilson dos Santos Tavares, mais conhecido como Babi, foi preso em flagrante na manhã desse domingo, 11, suspeito de atropelar um casal de ciclistas próximo à CEASA, em Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió. Inicialmente, a Polícia Militar de Alagoas registrou que o atropelamento teria acontecido no bairro Cidade Universitária, parte alta da capital. 

Segundo informações da PM, testemunhas relataram que o motorista estava fazendo zigue-zague em alta velocidade na pista, aparentemente embriagado, até que atingiu as vítimas que passeavam de bicicleta pela calçada.

Eleito em 2024 e autointitulado “o vereador do povo”, Babi da Laranja é comerciante e trabalhava na Ceasa antes de assumir a cadeira na câmara municipal. Em novembro de 2025, ele recebeu a medalha de vereador do ano. A premiação é promovida pela Uveal (União dos Vereadores de Alagoas).

“Gratidão!!! Receber a medalha de Vereador do Ano de 2025 é uma honra imensa e um reconhecimento que compartilho com cada cidadão e cidadã de São Brás. Esse prêmio não é só meu, é de todos que acreditam no nosso trabalho, que caminham ao nosso lado e que sonham com uma cidade cada vez melhor”, escreveu o edil em uma postagem no Instagram.

Babi foi detido em flagrante e levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Tabuleiro do Martins, para receber atendimento médico. Depois, o suspeito foi levado à Central de Flagrantes, onde se recusou a fazer o teste do bafômetro. Foi registrado um termo de constatação de embriaguez e ele ficou preso por lesão corporal culposa grave na direção de veículo, em razão da influência do álcool.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), quem se recusa a fazer o teste do etilômetro comete uma infração gravíssima recebe uma multa de R$ 2.934,70, tem a CNH suspensa por 12 meses e o veículo pode ser retido, caso não haja outro condutor sóbrio no local. A situação passa a ser tratada legalmente como flagrante de embriaguez ao volante.

O TNH1 deixa o espaço aberto para o posicionamento oficial da defesa do vereador.

Casal foi levado ao HGE

As duas pessoas atropeladas foram atendidas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e depois foram levadas ao HGE (Hospital Geral do Estado). Uma delas estava deitada no chão, com lesão e sangramento na cabeça. A outra, o marido, tinha algumas escoriações.

Gostou? Compartilhe