A quadrilha de clonagem de cartões de crédito desmantelada nessa quinta, em Maceió, teria ligação com o vereador do município de Santa Luzia do Norte, Roberval Sales (PV), preso em setembro deste ano. Segundo a polícia, trata-se de um mesmo esquema.
LEIA TAMBÉM
Os quatro presos desta quinta foram identificados como José Carlos Medeiros dos Santos, líder do grupo, Antônio Serafim dos Santos, Vitor Ferreira da Silva, e um quarto homem, que é frentista, e foi identificado apenas como Eduardo.
De acordo com informações passadas em coletiva de imprensa nesta sexta (17), o grupo clonava o cartão e comprava cartões-presente nos quais distribuíam o valor roubado. Algumas vezes, o grupo clonava até o cartão-presente para, por exemplo, transformar um valor de R$ 400 em R$ 1200.
O líder da quadrilha, José Carlos, gravou um vídeo para uma pessoa de São Paulo que mostra a sua atuação no esquema. No vídeo ele fala que as informações sobre a tarja do cartão estão sendo passadas, mas as do chip não.
Veja o vídeo:
Segundo informações da polícia, os estabelecimentos e os clientes que foram vítimas não serão penalizados financeiramente, pois para conseguir o reembolso do valor [no caso de pessoa física] basta entrar em contato com a financeira alegando que não fez a compra. Já no caso de pessoa jurídica, a empresa alega que vendeu o material e que foi pago no crédito. O prejuízo é arcado pela financeira.
Ainda de acordo com as informações da polícia, não existe suspeita de participação de donos de postos de combustíveis no esquema. Nesses estabelecimentos, a abordagem era feita por funcionários. Não está descartada a possibilidade de o crime ocorrer em outros estabelecimentos comerciais, como lojas de conveniência.
LEIA MAIS
+Lidas