Vídeo: Idosa de 100 anos se emociona ao ver o marido falecido em vídeo feito com IA

Publicado em 17/07/2025, às 08h52
Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Por Extra Online

Uma idosa de 100 anos foi às lágrimas de alegria ao ver seu falecido marido num vídeo gerado com ajuda de ferramenta de inteligência artificial (IA). Seu companheiro morreu em 1994.

"Nós nos amávamos. Não posso imaginar", disse Sati.

A mulher, que completa 101 anos em 25 de julho, foi surpreendida por um neto, especialista em IA.

Marto, de 33 anos, disse ao site "What’s The Jam?" que, no trabalho, mantém-se atualizado na área de IA, pela qual manifesta bastante interesse.

"Gosto sempre de conversar com a minha vó porque ela tem 100 anos e uma coisa que gosto de mostrar a ela são as novas tecnologias", comentou ele.

"Minha avó sempre fala do meu avô, José. Ela continua apaixonada como no primeiro dia. Ela tem uma foto dele em uma pequena mesa na sala de estar, então disse a ela que poderíamos criar um vídeo a partir dessa foto", contou o neto.

@marto.com.ar Mi abuela de 100 años ve a su marido por IA Google Veo 3 #ia #veo3 #google #ai ♬ sonido original - M4RTO

Primeiro, Marto usou o celular para tirar uma foto do retrato e transferir a imagem para o seu computador. Morador de Buenos Aires (Argentina), o integrante da banda de pop eletrônico Efectos Especiales, ele disse ter ficado encantado com a reação da avó diante da "mágica" da tecnologia.

Na filmagem, Marto está sentado com a avó e os dois olham para a tela de um laptop. O jovem começa a reproduzir o vídeo feito com auxílio de uma ferramenta de IA e os olhos de Sati logo brilham.


Enquanto a imagem de José gerada pela tecnologia sorria e se movia, Sati disse para a tela: "Eu te amo, José". No vídeo, Marto pergunta a avó quando ela viu o marido dessa forma pela última vez, ao que a idosa responde, com os olhos marejados: "1994".

O vídeo logo viralizou no TikTok e conta com mais de 1,8 milhão de visualizações, além de milhares de comentários.

"Não fiquei surpreso com a reação da minha avó, foi genuína, como sempre acontece com o meu avô", declarou Marto.

Gostou? Compartilhe