Alagoas

Vídeo: passagem de foguete chinês sobre o céu é registrada por alagoanos

TNH1 com Diário do Nordeste | 24/11/20 - 07h24
Reprodução

Um clarão no céu provocado aparentemente por um objeto brilhoso em movimento chamou a atenção dos moradores de Arapiraca e outros municípios do Agreste alagoano na noite dessa segunda-feira, 23. 

O Objeto Voador Não Identificado (OVNI), até então repercutido nas redes sociais, na verdade se trata de um dos estágios do foguete Long March 5, que transporta o robô Chang’e 5. Estes equipamentos são da China, que lançou o foguete ontem mais cedo em Hainan.

Assista:

De acordo com o The New York Times, o foguete foi lançado pela China em direção à superfície lunar, com o objetivo de ser a primeira nação a trazer de volta rochas lunares e amostras de solo em mais de quatro décadas.

Conforme o jornal americano, a missão é a última etapa do programa espacial que a China espera culminar com uma estação de pesquisa lunar internacional e, finalmente, uma colônia humana na Lua por volta de 2030.

O astrônomo Dennis Weaver explica que a "nuvem" brilhante que apareceu no céu "é a ejeção dos gases de queima que dão o empuxo para o foguete sair da Terra com missão para a Lua". A passagem do foguete também pôde ser vista em estados como Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.