Brasil

Vídeo: PM usa spray de pimenta para apartar briga em escola do DF

Metrópoles | 31/05/22 - 12h45

Um adolescente levou spray de pimenta no rosto e acabou algemado depois de policiais militares apartarem uma briga, por volta das 18h da última segunda-feira (30/5), no Centro Educacional 01 da Estrutural. As imagens foram divulgadas nas redes sociais.

A unidade de ensino tem gestão compartilhada. Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que recorreu ao spray de pimenta após a ordem verbal para os adolescentes cessarem a briga não ter efeito.

Segundo as imagens, é possível ver um adolescente sem uniforme e outro com mochila partindo para cima do outro. Momentos depois, os militares chegam para apartar a briga e utilizam spray de pimenta para dispersar a multidão e conter os agressores. Em seguida, um dos PMs se ajoelha sobre o aluno e o algema.

A Secretaria de Educação do DF informou, em nota, que a intervenção da PMDF foi necessária e que a equipe gestora da unidade entrou em contato com os responsáveis pelos estudantes envolvidos.

Ainda em nota, a PMDF informou que havia pessoas estranhas à escola no local e que alguns estudantes denunciaram o porte de facas dentro do colégio. Além disso, justificou que o spray de pimenta foi utilizado como medida proporcional, moderada e seletiva a fim de cessar as recíprocas agressões.

Após a chegada dos responsáveis pelos alunos envolvidos, todos foram conduzidos para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). A PMDF destacou que já apreendeu oito facas no CED 1 da Estrutural.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF (CLDF) atuará no caso. “Vamos pedir explicações sobre a violência policial contra estudantes e providências da Secretaria de Educação nessa escola, que acumula casos de racismo, censura e agressão a estudantes”, ressaltou o deputado distrital Fábio Felix (PSol), presidente da comissão.

Veja momento das agressões: