A polícia catalã (Mossos d"Esquadra) confirmou, nesta quinta-feira (17), via Twitter a morte do 5º suspeito de um novo ataque terrorista em Cambrils, cidade turística a 117 km de Barcelona. A polícia explicou que "trabalha com a hipótese de que os terroristas abatidos estariam relacionados com os incidentes registrados em Barcelona".
LEIA TAMBÉM
De acordo com o jornal El País, da Espanha, os quatro suspeitos mortos estavam dentro de um carro que atropelou várias pessoas. O quinto suspeito, que estava ferido e morreu, estava a pé. Sete pessoas ficaram feridas — são seis civis e um policial, machucado sem gravidade.
A operação ocorreu horas depois de atentado em Barcelona, quando uma van atropelou pessoas na rua Las Ramblas, deixando 13 mortos e 15 pessoas em estado grave. O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque.
Desta vez os suspeitos carregavam cintos explosivos. Por isso, a polícia catalã avisou pelo Twitter que, "nos próximos minutos, estão previstos várias explosões controladas" para detonar o material. "Se ouvir detonações, NÃO se assuste porque são controladas", completa o comunicado.
Reus
Ainda de acordo com a polícia catalã, "não há nenhum incidente aberto em Reus relacionado à ação terrorista". Pela rede social, a autoridade da Catalunha pede que "NÃO se difundam falsos rumores".
Atentados possuem conexão
O governo da comunidade autônoma da Catalunha, na Espanha, afirmou que o ataque na cidade costeira de Cambrils, na noite desta quinta-feira, 17, tem conexão com o atentado ocorrido mais cedo na região turística de Barcelona.
O ministro do Interior da Catalunha, Joaquin Forn, afirmou a uma rádio local na manhã desta sexta-feira, 18, que a ocorrência em Cambrils "segue o mesmo caminho" do ataque no calçadão de Barcelona. O ministro, no entanto, não deu detalhes sobre as relações entre os dois episódios.
Forn também confirmou que o motorista da van que avançou sobre as pessoas nas Ramblas segue foragido e que duas pessoas ligadas ao ataque foram presas.
Em Cambrils, a polícia matou cinco suspeitos que carregavam cintos explosivos. Os artefatos foram detonados pelos agentes de segurança após o ataque ao grupo de supostos terroristas.
As autoridades não deram detalhes sobre o ataque no balneário da província de Tarragona, mas a mídia local informa que um veículo atingiu um carro da polícia e pessoas no entorno. Seis pessoas ficaram feridas.
LEIA MAIS
+Lidas