Quais riscos e cuidados? Vídeo viral mostra explosão de panela de pressão

Publicado em 23/10/2025, às 13h25
Vídeo produzido por inteligência artificial alerta para riscos reais de acidentes com panela de pressão - Foto: Reprodução
Vídeo produzido por inteligência artificial alerta para riscos reais de acidentes com panela de pressão - Foto: Reprodução

por Eberth Lins

Publicado em 23/10/2025, às 13h25

Um vídeo gerado por inteligência artificial mostrando a explosão de uma panela de pressão ganhou destaque nas redes sociais, ressaltando a seriedade do problema, já que mais de mil acidentes desse tipo ocorrem anualmente no Brasil.

A Associação Brasileira de Proteção aos Consumidores alerta para os riscos associados ao manuseio inadequado de panelas de pressão, com especialistas enfatizando a importância da manutenção das válvulas para evitar acúmulo de pressão.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas recomenda cuidados específicos em caso de queimaduras, como o uso de água corrente e a busca por atendimento médico, além de evitar o uso de produtos caseiros que podem agravar a situação.

Resumo gerado por IA

Um vídeo gerado por inteligência artificial mostra a explosão de uma panela de pressão e viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Apesar de o conteúdo ter sido representado digitalmente, a atenção para o problema é real.

Na imagem divulgada na internet, uma mulher tenta resfriar a panela sob água corrente na pia quando há a explosão, lançando-a ao chão e causando acidente ao fazê-la bater com a cabeça contra um móvel da cozinha. Assista ao vídeo:

De acordo com a Associação Brasileira de Proteção aos Consumidores, mais de mil acidentes com panelas de pressão são registrados anualmente no Brasil.

Especialista orienta

O cabo Gabriel, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, explicou os riscos do manuseio incorreto do equipamento.

“Aquela válvula chia porque a todo momento estava liberando vapor e mantendo a panela a uma pressão segura. Se a válvula for obstruída, ela acumula pressão e pode fazer a panela romper. Sempre tem que fazer a limpeza, manutenção da válvula e da borracha e esperar o pito baixar sozinho”, alertou o militar em entrevista ao programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, desta quinta-feira (23).

O bombeiro também deu orientações importantes para caso de queimaduras. “O recomendado é colocar a parte queimada sob água corrente e, se formar bolhas, tem que procurar atendimento médico. Água por 10 ou 15 minutos e nunca colocar produtos na parte queimada, como óleo de coco e pasta de dente, isso só aumenta o risco de infecção", explicou. 

Gostou? Compartilhe