Vídeos: mortandade de peixes na Lagoa de Jequiá é investigada e recomendação é de suspensão de consumo e venda

Publicado em 11/02/2026, às 11h20
Reprodução
Reprodução

Por Redação

O ICMBio recomendou a suspensão temporária do consumo e da comercialização de peixes da Lagoa Jequiá, em Alagoas, após a constatação de uma mortandade significativa de peixes, cujas causas estão sendo investigadas.

Imagens e relatos de pescadores mostram uma grande quantidade de peixes mortos, levando o instituto a agir para prevenir riscos à saúde pública relacionados ao consumo desses pescados.

O ICMBio está coletando amostras de água e resíduos para análise e se comprometeu a manter a população informada sobre os resultados das investigações.

Resumo gerado por IA

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) recomendou, nesta quarta-feira (11), a suspensão temporária do consumo e da comercialização de pescados retirados da Lagoa Jequiá, em Jequiá da Praia, no Litoral Sul alagoano, depois de imagens registrarem mortandade de peixes no local.

Vídeos gravados por pescadores na última noite mostram a grande quantidade de peixes mortos na água. Eles foram retirados com a ajuda de redes e colocados em embarcações. A causa das mortes está sendo investigada.

"Tendo em vista os relatos e imagens de um episódio de mortandade de peixes na Lagoa de Jequiá e considerando que as causas dessas mortes ainda estão sendo investigadas, o ICMBIO recomenda que sejam temporariamente suspensos o consumo e a comercialização desses pescados pelo risco à saúde que este consumo pode trazer", iniciou o comunicado do ICMBio.

O instituto destacou que busca identificar as causas e recolhe amostras de pescado, água e resíduos para análise. "Manteremos todos informados e iremos divulgar qualquer resultado preliminar que venha esclarecer os fatos", finalizou.

Veja mais imagens:

O TNH1 tentou, mas não conseguiu, contato com a Prefeitura de Jequiá da Praia. O espaço segue aberto para eventuais pronunciamentos.

Gostou? Compartilhe