Vídeos: pardais começam a autuar por excesso de velocidade; TNH1 foi conferir a conduta dos motoristas

Publicado em 20/02/2017, às 12h42

Por Redação

Ativados desde as primeiras horas desta segunda-feira (20), os "pardais" espalhados pelos principais pontos de tráfego de Maceió parecem ter sido aprovados pelos pedestres que transitam pela Capital.

Na Avenida Fernandes Lima, por exemplo, a reportagem do TNH1 encontrou maceioenses que aprovaram a ativação da fiscalização eletrônica, instalada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Os condutores que excederem a velocidade permitida, de 60 km/h, avançarem sinal vermelho ou pararem sobre faixas de pedestres passarão a ser autuados pelo órgão.

A dona de casa Maria das Neves Estevão Ciríaco, que tem um filho com necessidades especiais, de 11 anos, explicou que muitas vezes passou por situações perigosas no trânsito. “Aprovo os pardais porque eles diminuem nosso risco como pedestres”, afirmou.

Veja vídeo onde dona Maria das Neves dá sua opinião:

O técnico em refrigeração Claudio José da Silva, que se locomove com o apoio de muletas, também aprovou. Para ele, a falta de respeito dos motoristas acontece inclusive onde eles são obrigados a parar. “Perdi as contas de quantas vezes fui surpreendido por um condutor avançando a faixa de pedestres. Eles nem sequer têm paciência de aguardar alguém com dificuldade de andar, como eu, chegar ao outro lado da calçada”, explicou.

Veja vídeo do depoimento de Cláudio José:

Já para o aposentado e motorista José Cavalcante Vasconcelos, a solução para um trânsito mais seguro na Fernandes Lima passa pela construção de mais passarelas. "Os pardais deveriam funcionar das 18h até as 6 horas da manhã, porque fora desse horário é impossível correr na Fernandes Lima", opinou.

Assista:

Em Maceió, no período em que vigorou a fiscalização eletrônica (28 de fevereiro a 30 de março de 2016), dados do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) mostraram uma redução de 66,27% no número de acidentes na Avenida Durval de Góes Monteiro, comparado com o mesmo período do ano anterior. Na avenida Fernandes Lima, a redução foi de 44,4%, em comparação ao mês anterior à implantação da fiscalização eletrônica.

FLAGRA

Durante as entrevistas realizadas na avenida, a equipe de reportagem do TNH1 encontrou uma das placas instaladas ao longo da via danificada. Confira vídeo gravado no local:

Gostou? Compartilhe