VÍDEOS: pinguim resgatado na Praia do Gunga é levado para aquário em outro estado

Publicado em 06/08/2025, às 10h50
Divulgação/Biota
Divulgação/Biota

Por TNH1

O “turista inusitado” da Praia do Gunga está de "malas prontas" e a caminho de um novo destino, pouco mais de uma semana após sua “visita” no último dia 26 de julho. Isso porque o pinguim que encalhou em Roteiro, Litoral Sul de Alagoas, foi levado para o aquário de João Pessoa (PB).

A transferência foi articulada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O Instituto Biota de Conservação divulgou imagens da última refeição do animal marinho em solo alagoano, pouco antes de partir para uma viagem de cerca de 400 quilômetros até a capital da Paraíba.

Veja:

De acordo com informações do Biota, o bicho é da espécie Pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), uma ave migratória, que costuma vir da Patagônia para águas brasileiras no inverno. Mas eles não têm costume de chegar até às praias do Nordeste, apenas em casos raros, quando se perdem e encalham debilitados, desnutridos e hipotérmicos.

Ainda segundo o Biota, as alterações nos padrões das correntes marítimas, poluição e escassez de alimentos podem afetar a trajetória dos pinguins e aumentar a taxa de encalhe.

Confira o momento da partida do pinguim:

Gostou? Compartilhe