Brasil

Você sabe como funciona o 'golpe das flores'? Veja dicas para se proteger

TNH1 com Só Notícia Boa | 24/04/24 - 18h03
Pexels

O chamado “golpe das flores” está cada vez mais comum no Brasil, e para se proteger de criminosos e não cair nessa, é melhor evitar expor informações pessoais nas redes sociais.

O método que os bandidos usam para enganar as vítimas é simples. Mulheres são surpreendidas com uma falsa entrega de um buquê de flores e para receber o presente, basta tirar uma foto no celular.

A foto então é usada para autorizar um empréstimo no banco utilizando reconhecimento facial da vítima. Segundo as autoridades, desconfiar de recebimentos de presentes surpresas é o principal método de não ser enganado.

Golpe das flores

Esse golpe é um verdadeiro presente de grego. O golpe das flores normalmente é aplicado no dia do aniversário da vítima. As mulheres recebem um buquê de flores em casa, e por ser um dia de comemoração, não desconfiam de nada.

Para confirmar o presente, elas precisam tirar uma foto do rosto. Mas por trás da foto de confirmação, há uma armadilha. Assim que a vítima é fotografada, os criminosos usam para o reconhecimento fácil e pedem empréstimos e créditos em nome da vítima. Isso porque a foto é usada como uma autorização digital.

Como se proteger?

Na última semana, suspeitos acusados de aplicar o golpe foram presos em São Paulo. Uma das vítimas chegou a perder R$ 20 mil.

Segundo o titular da 2ª Delegacia de Investigações sobre Estelionato, Luiz Alberto Guerra, as ações beiram a simplicidade e fazem com que as vítimas nem desconfiem que estão caindo em um roubo.

Veja as principais dicas para se proteger desse tipo de crime:

Cuidado com links desconhecidos: vale prestar a atenção para a prática do shipphing, que é o roubo de informações da vítima por um link fraudulento. Fique atento a promoções muito atraentes via SMS, por exemplo, pode ser um link falso para roubar dados pessoais.

Não se exponha: evite expor informações pessoais nas redes sociais. Com uma pesquisa simples, os criminosos podem se apossar dessas informações e, com a foto, fazer o reconhecimento facial em bancos.

Desconfie de surpresas: eu sei que no dia do aniversário ficamos mais suscetíveis mas, desconfie de presentes surpresas. Procure informações sobre a empresa que mandou o objeto e confirme com eles a entrega.

Taxa de entrega? Cuidado: as taxas de entregas de presentes normalmente são cobradas do remetente, não do receptor. Caso seja necessário pagar algum valor, dê preferência para o pagamento em dinheiro ou em Pix. Não coloque sua senha em máquinas com visor danificado e jamais permita ao entregar ver a senha ou até mesmo digitá-la.

Não permite fotos: jamais permita que façam imagens de você no momento da entrega. Empresas não costumam usar esse método para confirmar o recebimento da entrega, elas tem sistema próprios para isso.