O WhatsApp está implementando uma atualização para se adequar ao Estatuto Digital da Criança e do Adolescente, que entra em vigor em março de 2026, visando aumentar a proteção de menores na plataforma.
A nova versão, em teste, incluirá ajustes automáticos nas configurações de privacidade para usuários menores de idade, como a alteração do recurso 'Visto por último' para 'Meus contatos'.
Além disso, mudanças afetarão o compartilhamento de links para perfis do Facebook e Instagram, garantindo que apenas contatos autorizados tenham acesso a informações sensíveis, como o horário de conexão.
O WhatsApp está desenvolvendo uma nova atualização para adequar a plataforma à nova lei brasileira de proteção digital para crianças e adolescentes, informou o site especializado WABetaInfo. Trata-se do Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital), que entra em vigor em março de 2026 e exige que as plataformas adotem medidas mais rigorosas de proteção de menores de idade.
LEIA TAMBÉM
Segundo o portal, a atualização está em fase de desenvolvimento, com testes identificados na versão 2.26.5.1 do WhatsApp para Android. A novidade traz um recurso que atualiza automaticamente as configurações de privacidade no Brasil para usuários que são menores de idade. Procurado, o WhatsApp disse que não comentaria.
A novidade trará mudanças em algumas funções da plataforma, informou o portal. É o caso do recurso “Visto por último” e da seção “Sobre”, que, quando selecionados para exibição pública, serão alterados automaticamente para “Meus contatos”.
Outra mudança será no compartilhamento de links que direcionam os usuários para perfis do Facebook e Instagram. De acordo com o portal, se a configuração de privacidade para links de perfil estiver definida como “Todos”, ela também será alterada automaticamente para “Meus contatos”.
A medida garante que contas que não estão na agenda de uma criança não tenham acesso à última vez em que ela esteve on-line ou as informações compartilhadas no espaço
LEIA MAIS
+Lidas