O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu hoje que a UE (União Europeia) "admita urgentemente" a entrada do país no bloco. A declaração foi dada pelo mandatário ucraniano em um vídeo publicado nas redes sociais. "Pedimos à União Europeia que admita urgentemente a Ucrânia usando um novo procedimento", disse.
LEIA TAMBÉM
Zelensky agradeceu os apoios que tem recebido da comunidade internacional e de "parceiros". "Mas nosso objetivo é estar com todos os europeus e sermos iguais a eles. Tenho certeza de que merecemos. Tenho certeza de que é possível", acrescentou.
Na publicação, o presidente disse que conversou ontem com os presidentes de Portugal, Lituânia, França e Polônia, bem como os primeiros-ministros da Bélgica, Espanha e Reino Unido. "O apoio à nossa coalizão antiguerra é incondicional e sem precedentes", disse Zelensky.
Ele também falou que os militares russos que invadiram a Ucrânia a "depor as armas". "Abandonem seu equipamento, saiam daqui. Não acreditem em seus comandantes, não acreditem em seus propagandistas. Apenas salvem suas vidas", afirmou o presidente ucraniano, falando em russo.
+Lidas