Além de contribuírem para a degradação da paisagem urbana, a interrupção do tráfego de veículos e pedestres e para o aumento da insegurança, carros abandonados também são considerados um fator de risco à saúde pública.
Afinal, por frequentemente ficarem expostos à água da chuva, os veículos acabam tornando-se focos para a proliferação de mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, que é responsável por transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya.
Contudo, para contornar esse problema, a prefeitura de Belo Horizonte, a capital mineira, intensificar as operações de remoção de carros em estado de abandono das vias públicas, iniciadas originalmente em 2024.
Com cerca de 201 veículos retirados de circulação apenas nos primeiros meses de 2026, a ação já soma quase 1.500 apreensões nos últimos anos. E a expectativa é de que esse número continue crescendo ao longo do ano.
As operações mais recentes se concentraram principalmente em bairros da região Oeste, como Estoril, Nova Suíssa e Prado, e também no Barreiro, alcançando áreas como Lindeia, Tirol, Olaria e Milionários.
Moradores podem denunciar carros abandonados: confira o passo a passo
É importante ressaltar que a prefeitura de Belo Horizonte também conta com o apoio da população, que pode denunciar a existência de veículos abandonados por meio de seu portal de serviços oficial, para intensificar a ação.
Ao acessar a funcionalidade, basta que o reclamante descreva as características do carro e forneça sua localização de forma precisa, informando a rua, número, bairro e, se possível, um ponto de referência para que ele seja encontrado com mais facilidade.
Agentes da BHTrans realizarão uma vistoria no automóvel e o proprietário será notificado. Caso o veículo não seja retirado no prazo de cinco dias úteis, ele será removido para o pátio da empresa e pode ser encaminhado a leilão caso não seja resgatado em até 60 dias.





