Motoristas que utilizam as rodovias que ligam a capital paulista ao litoral precisarão preparar o bolso a partir de 1º de julho. Entra em vigor um reajuste nas tarifas de pedágio do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), administrado pela Ecovias, elevando o custo das viagens em uma das principais rotas do estado de São Paulo.
A maior alteração ocorre nas rodovias Anchieta e Imigrantes, onde a tarifa para veículos de passeio sobe de R$ 38,70 para R$ 40,60. O reajuste, de 4,91%, foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e segue a atualização anual prevista nos contratos de concessão.
Reajuste também atinge outras rodovias e prepara chegada do free flow
O aumento não ficará restrito às duas principais rodovias do sistema. Na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, o pedágio passará de R$ 18,30 para R$ 19,20. Já na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em São Vicente, a tarifa será reajustada de R$ 10,90 para R$ 11,40.
Para quem utiliza essas vias com frequência, a mudança representa um impacto direto no custo de deslocamentos, especialmente durante férias, feriados e viagens ao litoral paulista.
Além do reajuste, o sistema também se prepara para uma transformação no modelo de cobrança. A implantação do chamado free flow eliminará as tradicionais praças com cancelas, substituindo-as por pórticos equipados com câmeras e sensores capazes de identificar automaticamente os veículos por meio da placa ou da tag eletrônica.
Nesse formato, o motorista não precisará parar para efetuar o pagamento. A cobrança será feita de forma automática e poderá ser proporcional ao trecho efetivamente percorrido. Embora o valor total da viagem permaneça o mesmo, a tarifa será dividida entre os dois sentidos da rodovia, alterando a forma como o pedágio é cobrado dos usuários.





