{"id":12294,"date":"2026-01-11T12:35:00","date_gmt":"2026-01-11T15:35:00","guid":{"rendered":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/?p=12294"},"modified":"2026-01-09T16:59:49","modified_gmt":"2026-01-09T19:59:49","slug":"neurocirurgiao-alerta-2-bebidas-elevam-o-risco-de-avc-e-2-ajudam-a-prevenir","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/neurocirurgiao-alerta-2-bebidas-elevam-o-risco-de-avc-e-2-ajudam-a-prevenir\/","title":{"rendered":"Neurocirurgi\u00e3o alerta: 2 bebidas elevam o risco de AVC e 2 ajudam a prevenir"},"content":{"rendered":"\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Um neurocirurgi\u00e3o vascular tem chamado aten\u00e7\u00e3o para o impacto direto das bebidas no risco de acidente vascular cerebral (AVC). Em entrevistas \u00e0 coluna de Claudia Meireles, do Metr\u00f3poles, Victor Hugo Esp\u00edndola afirmou que dois tipos de consumo merecem alerta m\u00e1ximo.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Segundo ele, o uso frequente dessas bebidas pode elevar a press\u00e3o arterial, favorecer processos inflamat\u00f3rios e aumentar a probabilidade de obstru\u00e7\u00f5es nos vasos cerebrais, fatores decisivos para a ocorr\u00eancia do AVC. Estamos falando da <strong>cerveja <\/strong>e <strong>destilados.<\/strong><\/p>\n\n\n\n<h2 class=\"wp-block-heading\">Bebidas que podem ajudar a proteger o c\u00e9rebro<\/h2>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">O m\u00e9dico explica que, embora o \u00e1lcool seja socialmente aceito, ele provoca altera\u00e7\u00f5es no metabolismo, sobrecarrega o sistema cardiovascular e pode levar a picos de press\u00e3o. \u201cEssas varia\u00e7\u00f5es s\u00e3o perigosas, principalmente para quem j\u00e1 tem hist\u00f3rico de hipertens\u00e3o, colesterol alto ou doen\u00e7as card\u00edacas\u201d, destaca.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Se algumas escolhas elevam o perigo, outras podem atuar como aliadas. De acordo com o especialista, o consumo moderado de ch\u00e1 e caf\u00e9 est\u00e1 relacionado \u00e0 redu\u00e7\u00e3o do risco de AVC. Essas bebidas s\u00e3o ricas em antioxidantes e compostos anti-inflamat\u00f3rios, que ajudam a preservar os vasos sangu\u00edneos e a melhorar a circula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Esp\u00edndola cita estudos internacionais, incluindo uma pesquisa publicada na revista PLOS Medicine, que acompanhou mais de 365 mil pessoas entre 50 e 74 anos. Os resultados indicaram que quem consome caf\u00e9 e ch\u00e1 regularmente tende a apresentar menor incid\u00eancia de eventos cerebrovasculares, especialmente quando o h\u00e1bito \u00e9 combinado a uma rotina saud\u00e1vel.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Apesar dos benef\u00edcios, o m\u00e9dico faz um alerta: exagerar n\u00e3o \u00e9 a solu\u00e7\u00e3o. O excesso de cafe\u00edna pode causar aumento da press\u00e3o arterial e palpita\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Pessoas com doen\u00e7as cardiovasculares devem buscar orienta\u00e7\u00e3o antes de mudar h\u00e1bitos. Segundo o neurocirurgi\u00e3o, preven\u00e7\u00e3o passa por escolhas simples, mas consistentes no dia a dia. Pequenas mudan\u00e7as no consumo di\u00e1rio podem ter impacto real e duradouro na sa\u00fade do c\u00e9rebro ao longo da vida.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Um neurocirurgi\u00e3o vascular tem chamado aten\u00e7\u00e3o para o impacto direto das bebidas no risco de acidente vascular cerebral (AVC). Em entrevistas \u00e0 coluna de Claudia Meireles, do Metr\u00f3poles, Victor Hugo Esp\u00edndola afirmou que dois tipos de consumo merecem alerta m\u00e1ximo. Segundo ele, o uso frequente dessas bebidas pode elevar a press\u00e3o arterial, favorecer processos inflamat\u00f3rios [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":12295,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"jnews-multi-image_gallery":[],"jnews_single_post":{"format":"standard"},"jnews_primary_category":[],"jnews_social_meta":[],"jnews_post_split":[],"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-12294","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-geral"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12294","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=12294"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12294\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":12296,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/12294\/revisions\/12296"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/12295"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=12294"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=12294"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=12294"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}