{"id":28470,"date":"2026-06-11T22:13:00","date_gmt":"2026-06-12T01:13:00","guid":{"rendered":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/?p=28470"},"modified":"2026-06-11T17:54:53","modified_gmt":"2026-06-11T20:54:53","slug":"especialistas-fazem-comunicado-urgente-para-brasileiros-que-tomam-refrigerante-durante-o-almoco","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/especialistas-fazem-comunicado-urgente-para-brasileiros-que-tomam-refrigerante-durante-o-almoco\/","title":{"rendered":"Especialistas fazem comunicado urgente para brasileiros que tomam refrigerante durante o almo\u00e7o"},"content":{"rendered":"\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Tomar refrigerante durante as refei\u00e7\u00f5es \u00e9 um h\u00e1bito comum entre milh\u00f5es de brasileiros. No entanto, um novo estudo internacional acendeu um alerta sobre os poss\u00edveis impactos desse consumo na sa\u00fade a longo prazo, especialmente quando a bebida \u00e9 ingerida diariamente.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Pesquisadores do Instituto Nacional do C\u00e2ncer dos Estados Unidos analisaram dados de mais de 1,5 milh\u00e3o de adultos e identificaram uma associa\u00e7\u00e3o entre o consumo frequente de bebidas a\u00e7ucaradas e um maior risco de desenvolvimento de alguns tipos de c\u00e2ncer de f\u00edgado. Os resultados foram publicados na revista cient\u00edfica <em>JAMA Network Open<\/em>.<\/p>\n\n\n\n<h2 class=\"wp-block-heading\">Estudo relaciona bebidas a\u00e7ucaradas ao aumento do risco de c\u00e2ncer de f\u00edgado<\/h2>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Para chegar \u00e0s conclus\u00f5es, os cientistas acompanharam participantes de 11 grandes estudos populacionais por cerca de 18 anos. Durante esse per\u00edodo, os volunt\u00e1rios responderam question\u00e1rios sobre h\u00e1bitos alimentares e tiveram os dados monitorados por registros de sa\u00fade e c\u00e2ncer.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">A an\u00e1lise mostrou que pessoas que consumiam pelo menos uma bebida a\u00e7ucarada por dia apresentavam maior risco de desenvolver os dois principais subtipos de c\u00e2ncer de f\u00edgado: o carcinoma hepatocelular (CHC) e o colangiocarcinoma intra-hep\u00e1tico (CCI).<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Ao final do acompanhamento, foram registrados 2.811 casos de c\u00e2ncer de f\u00edgado, incluindo 1.699 diagn\u00f3sticos de CHC e 444 de CCI. Segundo os pesquisadores, a associa\u00e7\u00e3o permaneceu mesmo ap\u00f3s o ajuste para outros fatores de risco conhecidos.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Por outro lado, o estudo n\u00e3o encontrou rela\u00e7\u00e3o significativa entre o consumo de bebidas ado\u00e7adas artificialmente e o aumento dos casos de c\u00e2ncer de f\u00edgado analisados.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Os autores ressaltam que a pesquisa n\u00e3o prova que o refrigerante ou outras bebidas a\u00e7ucaradas causem diretamente a doen\u00e7a. No entanto, os resultados refor\u00e7am evid\u00eancias j\u00e1 existentes de que o consumo excessivo de a\u00e7\u00facar pode contribuir para problemas metab\u00f3licos, como obesidade e diabetes tipo 2, condi\u00e7\u00f5es que aumentam o risco de diversas doen\u00e7as graves.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"<p>Tomar refrigerante durante as refei\u00e7\u00f5es \u00e9 um h\u00e1bito comum entre milh\u00f5es de brasileiros. No entanto, um novo estudo internacional acendeu um alerta sobre os poss\u00edveis impactos desse consumo na sa\u00fade a longo prazo, especialmente quando a bebida \u00e9 ingerida diariamente. Pesquisadores do Instituto Nacional do C\u00e2ncer dos Estados Unidos analisaram dados de mais de 1,5 [&hellip;]<\/p>\n","protected":false},"author":7,"featured_media":28471,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"jnews-multi-image_gallery":[],"jnews_single_post":{"format":"standard"},"jnews_primary_category":[],"jnews_social_meta":[],"jnews_post_split":[],"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":["post-28470","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-geral"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/28470","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=28470"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/28470\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":28472,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/28470\/revisions\/28472"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/28471"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=28470"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=28470"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/tnh1.audiencelabs.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=28470"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}