Mundo

As piores cidades do mundo em 2018, segundo a The Economist

18/08/18 - 23h59
Pessoas caminham em Damasco, na Síria: cidade foi eleita a pior do mundo para viver em estudo da The Economist | Bassam Khabieh/Reuters

Pelo quarto ano consecutivo, a cidade de Damasco, na Síria, foi eleita a cidade menos habitável do mundo, segundo ranking divulgado pela revista britânica The Economist. A capital síria é seguida por Dhaka, em Bangladesh.

A edição 2018 do estudo foi lançada nesta semana e tem no topo a austríaca Viena como a melhor cidade do mundo. Em comum, os dez locais com os piores desempenhos (seis deles na África), trazem um panorama de conflitos armados e ameaças terroristas, fatores ligados à deterioração das condições de vida, já que abalam alicerces importantes para o bem-estar, como na saúde e infraestrutura.

Tanto a síria Damasco quanto a bangladeshi Dhaka estão em países que vivem turbulências graves: enquanto a Síria é abalada por uma violenta guerra civil desde 2011, Bangladesh enfrenta uma crise de refugiados na fronteira com Mianmar e está há anos em alerta máximo para ataques terroristas por extremistas religiosos.