Saúde

Vacina contra a dengue será distribuída para Alagoas e mais cinco estados nesta sexta-feira

TNH1 com Agência Brasil | 25/04/24 - 16h34
Rogério Vidmantas / Prefeitura de Dourados

Mais 625 municípios em seis estados vão receber vacinas contra a dengue a partir desta sexta-feira, 26, anunciou nesta quinta-feira, 25, o Ministério da Saúde. Os novos estados contemplados são: Alagoas, Ceará, Sergipe, Piauí, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

A informação foi divulgada pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel. Segundo ela, as novas regiões foram definidas de acordo com a lista de prioridades já pactuada no início do ano.

O TNH1 procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para saber quantas doses serão enviadas para Alagoas e quais municípios serão selecionados para a distribuição dos imunizantes. A assessoria de comunicação da Sesau informou que aguarda a nota técnica, do MS, para poder divulgar esses detalhes. 

Dengue em Alagoas - O informe semanal de dengue, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), aponta que Alagoas tem seis municípios com risco de surto de dengue. De acordo com a publicação, informações coletadas no período de 18 de fevereiro a 18 de março de 2024 apontam que as cidades que possuem este risco são Senador Rui Palmeira, Marechal Deodoro, Murici, Inhapi, Maribondo e Ouro Branco. Além disso, o estado possui 60 municípios em situação de alerta.

Quase 700 casos de dengue foram confirmados em uma semana no estado de Alagoas. O boletim da Semana Epidemiológica 16, divulgado nessa terça-feira, 23, pela Sesau, mostrou que, ao todo, 3.756 foram confirmados de janeiro até abril de 2024 (3.683 encerrados como dengue, 66 como dengue com sinais de alarme e 7 como dengue grave).

O Ministério da Saúde confirmou, na segunda-feira, 22, mais uma morte por dengue em Alagoas e o estado chegou ao total de três óbitos causados pela doença neste ano. A Sesau comunicou que a vítima era moradora do município de Porto de Pedras, Litoral Norte do Estado.

O Governo Federal ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue para evitar perdas de estoques de vacinas que estão próximas do vencimento. Doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas, preferencialmente, em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

A critério dos gestores municipais, a imunização poderá ser estendida a pessoas de 4 a 59 anos, que é o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).