Interior

Municípios Sertanejos avançam na segurança municipal

Ascom AMA | 15/08/18 - 11h16

Além da criação de guarda municipal e investimentos em sistema de monitoramento, prefeitos sertanejos passam a integrar um projeto pioneiro de segurança em parceria com o Ministério Público, Judiciário, polícia civil, militar, legislativo e comunidade. As cidades de Cacimbinhas, Dois Riachos e Minador do Negrão foram as primeiras de Alagoas a criarem os Conselhos Municipais de Segurança que atuarão de forma preventiva traçando linhas de ação para reduzir os índices de violência.

Presidente da AMA e prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley , ao tomar posse como membro do Conselho disse que “escutar a sociedade e as forças de segurança , garantirão decisões seguras na condução das políticas públicas e garantia da segurança nos municípios”. Também destacou que o governador Renan Filho ,que tem feito grandes investimentos nos centros integrados de segurança e que, se reeleito, pretende ampliá-los.

“Agora vamos poder discutir segurança na sua maior essência, com quem mais sabe a realidade da sua cidade que é a sociedade civil organizada, representantes da câmara de vereadores, da prefeitura, da polícia militar e polícia civil, disse o prefeito Ramon Camilo de Dois Riachos. Também empossado, o prefeito Gleysson Cardoso de Minador do Negrão diz que tem pautado a administração com ações que promovam o bemestar e a melhoria de vida da população.

O promotor de Cacimbinhas, Ivaldo da Silva, ressaltou durante a solenidade que os prefeitos têm ajudando a evolução social dos municípios, principalmente nos pilares educação-saúde-segurança. Acrescentou que, segurança é dever do Estado, mas também da sociedade. “ É como um jardim que começa com um sonho”, acrescentou a promotora Mírian Tavares, Coordenadora do Núcleo de Combate ao crime do CAOP/MP, dirigido pelo promotor José Antônio Malta Marques que têm coordenado as audiências públicas nos municípios para motivar a instalação dos Conselhos.

Representando o Procurador Geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, o Subprocurador Geral Administrativo Institucional, promotor Márcio Roberto Tenório de Albuquerque fez questão de ressaltar a coragem dos prefeitos em acreditar no projeto e garantir sua execução. “ Sabemos das dificuldades financeiras que os municípios passam , por isso, a instalação dos Conselhos requer mais que vontade. É um ato de cidadania e a população precisa também entender que ela é um elo importante dessa corrente de pacificação social”, finalizou.

Também participaram da solenidade de instalação dos Conselhos das cidades de Cacimbinhas, Dois Riachos e Minador do Negrão, o juiz substituto da Comarca, Lisandro  Suassuna representantes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Judiciário, Polícia Civil,Guardas Municipais, Vereadores , procuradores, comerciantes e representantes da Sociedade Civil .