Alagoas

No último dia de prazo, governador deve anunciar neste domingo prorrogação do decreto de emergência

TNH1 | 31/05/20 - 09h50

Seguindo a metodologia anterior, o governador Renan Filho (MDB) deixou para o últilmo dia de prazo a prorrogação do decreto de emergência vigente, que traça as diretrizes para o isolamento social em Alagoas. Ainda neste domingo, o governador deve anunciar mais uma prorrogação, que segundo revelou o secretário de Saúde, Alexandre Ayres ao blog do Ricardo Mota, deve durar mais 15 dias. 

A Agência Alagoas, que divulga oficialmente as informações do governo, ainda não anunciou coletiva, mas os próximos passos e a prorrogação do decreto de emergência você acompanha aqui no TNH1.

A prorrogação tende a não flexiblizar nada no momento, levando em consideração que o estado caminha para os 10 mil casos da covid-19, “Nós estamos com um plano de endurecimento da fiscalização do cumprimento das medidas, mas o decreto será mantido”, diz Ayres. 

Retorno da economia 

O prazo que o decreto de emergência deve se estender equivale ao prazo dado pelo governador aos grupos de trabalho criados para elaborar uma espécie de protocolo para o retorno às atividades. Uma volta às atividades econômicas que, promete o governo, deve ser lenta e gradual.

"A queda da curva epidêmica, a disponibilidade de leitos, de UTI inclusive, na rede de saúde, a manutenção de bons níveis de isolamento. Tudo será considerado para cada setor. Alguns, certamente, demandarão mais tempo e estudo para que sejam reativados, e por isso estamos ouvindo a todos, recebendo as propostas e discutindo o caminho para este “novo normal”", disse o secretário de Gabinete Civil, Fábio Farias, a Ricardo Mota.

Os grupos de trabalho foram definidos em portaria conjunta entre o Gabinete Civil e as secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sedetur), publicada na quarta-feira (27) no Diário Oficial do Estado (DOE).

A criação dos Grupos de Trabalho leva em consideração os impactos econômicos causados pela pandemia e a necessidade de estabelecer protocolos de funcionamento dos setores produtivos, após o período de distanciamento social, a fim de dar impulso à retomada das atividades econômicas, mas com medidas de extrema segurança à população alagoana.São eles: Grupo de Trabalho do Setor de Comércio, composto pelos representantes dos Shoppings, Fecomércio, Associação Comercial, SESI e SESC; Grupo de Trabalho do Setor Turístico, composto pelos representantes dos Bares, Restaurantes, Hotéis e Eventos; Grupo de Trabalho do Setor Industrial, composto pelos representantes da Federação da Indústria do Estado de Alagoas;

Fake news divulgou falsas datas de reabertura do comércio

Circulou nesse sábado, 30, em diversos grupos de WhatsApp uma foto, tirada de uma matéria televisiva, com datas para a reabertura do comércio. A foto tem sido enviada como se tratasse de medidas que seriam adotadas por Alagoas. Apesar de ser real, a imagem se refere a um plano de reabertura do comércio em Ribeirão Preto, São Paulo.

A foto traz o plano de retomada e mostra que até o dia 31 de maio devem abrir apenas os serviços considerados essenciais. A partir de 1º de junho, voltam a funcionar salões de beleza, oficinas de costura e lojas de tecido. Já em 15 de junho, comércios até 800m2 e shoppings. As aulas voltam em 29 de junho.

A foto foi tirada de uma reportagem da EPTV, afiliada da Globo da cidade paulista Ribeirão Preto, mostra ainda que um Comitê Técnico de Contingenciamento vai analisar o comportamento dos casos graves da doença após a retomada dos serviços.

Em Alagoas vigora o decreto 69.844, que disciplina as atividades que podem funcionar ou que estão suspensas em todo o estado até 31 de maio.