Nordeste

Professores repudiam reabertura das escolas em ato simbólico no Recife

Folha de Pernambuco | 25/09/20 - 10h45
Divulgação Simpere

Professores da rede municipal do Recife fincaram cruzes no chão do pátio da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Centro da capital pernambucana, em um ato simbólico contra a reabertura das escolas, na manhã desta sexta-feira (25). Em assembleia nessa quinta-feira (24), professores da rede estadual decretaram estado de greve.

O ato desta sexta-feira foi realizado pelo Sindicato dos Professores do Recife (Simpere). "O ato tem como objetivo chamar atenção da sociedade sobre o perigo de uma nova onda de contaminações pelo coronavírus, após a reabertura das escolas", diz nota oficial do sindicato.

O cronograma da retomada das atividades presenciais nas escolas de Pernambuco, anunciado pelo Governo do Estado na última segunda-feira (21), prevê a volta das aulas do 3º ano do Ensino Médio em 6 de outubro e das outras duas séries nas terças-feiras seguintes - 2º ano em 13 de outubro e 1º ano em 20 de outubro. Ainda não há datas definidas para a volta do Ensino Fundamental e do Ensino Infantil.

Os professores da rede municipal temem que os protocolos de segurança anunciados não sejam garantidos, segundo o Simpere. O sindicato considera que a estrutura das unidades escolares é "precária", além de ser "comum faltar produtos de higiene, ventilação nas salas de aula, além de existirem unidades em que falta água". 

“Os secretários da Saúde, estadual e municipal, se isentam da responsabilidade de garantir que essas vidas sejam preservadas, colocando sobre as costas desses adolescentes, com capacidades cognitivas ainda em formação, a tarefa de segurar sozinhos a curva de contágio através de medidas de higiene e distanciamento dos colegas de classe”, diz o diretor do Simpere, Igor Andrade.

A Folha de Pernambuco entrou em contato com a Secretaria de Educação de Pernambuco e aguarda posicionamento. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) informou que não tem participação na organização do ato.