Alagoas

19 mil crianças vivem em estado de vulnerabilidade social em Alagoas

28/07/17 - 18h22

Em Alagoas, mais de 19 mil crianças vivem em situação de vulnerabilidade social. Os casos foram registrados pelo Fórum de Conselheiros Tutelares do Estado, entre janeiro e julho de 2017. De acordo com o órgão, as situações mais comuns são de trabalho infanto-juvenil, falta de matrícula escolar, abandono, subnutrição, espancamento, abuso sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Os maiores índices de vulnerabilidade foram registrados nos município de Maceió, Arapiraca, Rio Largo, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro e Campo Alegre, nesta ordem.

Segundo o presidente do fórum, Edmilson Souza, apesar de alto, o índice registrado esse ano ainda é cerca de 20% menor do que o registrado no mesmo período em 2016, e pode diminuir ainda mais. "Se houver um esforço conjunto entre a população e o sistema de garantia de direitos, estimo que em seis anos poderíamos diminuir esse número até zero", disse ele.

Ainda de acordo com Edmilson, qualquer caso de vulnerabilidade infantil pode ser denunciado por meio do Disque 100. "Todos os casos reportados precisam de providência imediata, por isso tentamos agilizar os procedimentos no Ministério Público e na polícia", explicou.

*Estagiário sob supervisão da editoria