Brasil

Meteoro cruza o céu da Bahia e transforma noite em dia; veja imagens

21/02/18 - 08h18

Em uma noite inédita para algumas cidades do estado da Bahia, um enorme "bólido" - meteoro de alto brilho – rasgou o céu e transformou a noite em dia exatamente às 22h27 (horário local). A câmera de monitoramento do céu da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) registrou o forte clarão no vídeo que você pode ver logo abaixo.

A organização afirma que está tentando atualizar o público com o máximo de informações sobre o fenômeno, e obteve algumas belas imagens do evento. O primeiro vídeo foi registrado por uma câmera em Conceição do Coité, BA e mostra o clarão, e o segundo é registrado por uma câmera de segurança localizada em Camaçari, BA. O terceiro foi divulgado em redes sociais.

Análises

Com base em análises preliminares das imagens divulgadas pela internet, a Bramon a trajetória aproximada do meteoro, conforme imagem abaixo:

O meteoro, que foi visto em Salvador, toda a costa leste além de Sergipe, entrou na atmosfera terrestre às 22:27:52, horário local  no sentido nordeste para sudeste e explodiu sobre o Oceano Atlântico, a cerca de 83 km da Praia de Garajuba e aproximadamente 29 km de altitude. As informações foram coletadas e analisadas por uma equipe da Bramon nessa noite entre 20 e 21 de fevereiro.

Os meteoros são rochas que estão vagando pelo espaço, e às vezes cruzam o caminho da Terra e acabam queimando na atmosfera. Quando isso acontece, a rocha espacial produz um brilho intenso e então chamamos de “meteoro”, quando a rocha ainda não entrou na Terra o nome dado é meteoroide.

Nas redes sociais, o fenômeno teve grande repercussão. Muita gente comentou sobre a beleza do momento em que o meteoro caiu. Outros aproveitaram para brincar. Veja: