Curiosidades

Coleira permite saber sobre o estado emocional do cachorro

24/10/16 - 09h44

A invenção de um japonês promete revelar aos donos as emoções de seu cachorro. Criada por Joji Yamaguchi, biólogo, a coleira mostra alguns sentimentos do cão analisando os sinais biométricos do animal. Denominada de Inupathy, junção das palavras inu (cachorro, em japonês) e empathy (empatia, em inglês), o acessório mostra, por meio de luzes de led coloridas, o que o cachorro está sentindo.

A coleira monitora, por meio de um sensor, a frequência cardíaca do cão. Em seguida, luzes coloridas mostram o que ele está sentindo. Se a cor azul aparecer, significa que o cachorro está relaxado; a vermelha, que ele está nervoso; a branca, concentrado; e se um arco-íris aparecer, isso significa que ele está feliz.

As informações sobre o animal de estimação também podem ser acompanhadas por um aplicativo para smartphones. Ele interpreta cada dado e faz um registro das informações biométricas do cachorro. Além disso, sugere brincadeiras quando detecta que o cão deseja brincar. Pode ser pega-pega, caça ao tesouro, frisbee, esconde-esconde ou agility.

Yamagushi teve a ideia de criar a coleira porque gostaria de entender melhor Akane, seu animal de estimação, que latia com frequência para outros cães e gatos. A intenção dele era saber o que estressava tanto seu amigo e com isso, conseguir deixá-lo mais relaxado. Após a criação do dispositivo, o biólogo descobriu que Akane se sentia ameaçado pelos felinos e ficava mais curioso quando cachorros se aproximavam dele.

“Com ela, será possível estreitar os laços com o seu melhor amigo. Eu quero mudar a relação entre cachorros e humanos para sempre”, explica Yamakushi no vídeo compartilhado no YouTube. O biólogo disse também que a coleira para os gatos já está em fase de testes. O produto, que atualmente está sendo testado em 30 cachorros de várias raças, ainda não tem previsão para começar a ser vendido. Você pode adquirir neste site.