Curiosidades

Mulher com memória especial lembra dos primeiros dias de sua vida

25/04/17 - 16h57
Divulgação

“Escritora e palestrante, uma das 80 pessoas no mundo conhecido com HSAM, posso lembrar todos os dias da minha vida, enorme fã de Harry Potter”, é assim que a australiana Rebecca Sharrock, 27, se descreve em uma de suas redes sociais.

Em entrevista ao Daily Mail, ela fala sobre a Highly Superior Autobiographical Memory - HSAM (Memória Autobiográfica Altamente Superior), uma condição que permite que ela tenha lembranças desde seu nascimento.

Apenas 80 pessoas no mundo são diagnosticadas com HSAM.

Rebecca diz que a primeira memória que tem é de quando tinha 12 dias de vida e seus pais a colocaram no banco do motorista do carro para tirar uma foto. Também recorda de sonhos que teve aos 18 meses e do nascimento de sua irmã, quando tinha dois anos.

Ela conta que aos 14 anos leu que as pessoas só conseguiam se lembrar de eventos de sua vida a partir dos quatro anos, achando aquilo completamente sem sentido.

Fã de Harry Potter, Rebecca consegue recitar de cabeça passagens de todos os livros da saga.

Atualmente ela escreve seu primeiro livro “My Life is a Puzzle” (Minha vida é um quebra-cabeça, em tradução livre do inglês) e diz que as memórias dos primeiros anos de vida preenchem boa parte dele.

“À noite, eu tenho que dormir com o rádio ligado e uma luz suave. Se está muito escuro ou quieto minha mente fica agitada com todas essas memórias e eu não consigo dormir”, disse ao Daily Mail.