Economia

Comércio deve abrir cerca de 900 vagas temporárias este fim de ano

18/10/17 - 11h12

O receio na hora de contratar funcionários temporários para os períodos de aquecimento do comércio, aos poucos, está desaparecendo entre os lojistas alagoanos. Graças a bons resultados nas vendas em datas como o Dia das Crianças, os empresários pretendem abrir mais vagas no final deste ano.

De acordo com a Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio), com a retomada do crescimento da economia, a expectativa é que 2017 tenha mais contratações temporárias do que ano passado. Com isso, espera-se abrir 892 postos de trabalho para o período que antecede as festas natalinas.

Veja vagas no Emprega.se

“Até o ano passado, as empresas estavam cautelosas em relação à contratação temporária, por conta das incertezas econômicas. Porém, percebemos que isso vem mudando. Esse ano de 2017 trouxe a retomada do crescimento”, avalia o presidente da Fecomércio, Wilton Malta.

O avanço positivo já pôde ser percebido em agosto, quando houve um aumento de 15,38% na contratação de temporários para as vendas do Dia das Crianças. Entre os consumidores, a intenção de compra para o dia foi 11% maior do que ano passado.

Uma mudança recente na legislação trabalhista que deve contribuir para mais contratações este ano é a ampliação do prazo de admissão de 90 para 180 dias. “Assim, caso a demanda de consumo persista por um período maior, a empresa não será mais multada por permanecer com o temporário durante esse período, o que pode ser um estímulo à contratação”, explica Malta.

Dicas

Se você está interessado em conquistar uma vaga temporária, fique atento a estas dicas de especialistas:

1) Procure no lugar certo

Os estabelecimentos de vestuário e os hipermercados e supermercados devem concentrar as contratações neste fim de ano. Para conseguir uma vaga nesses segmentos, o candidato deve entregar o currículo pessoalmente ou se cadastrar pelos sites das empresas. Procure oportunidades próximas de onde reside, pois como as lojas funcionam até tarde nesse período, elas costumam dar prioridade a quem mora perto do local de trabalho.

2) Procure por vagas que se encaixem no seu perfil

Não adianta ir a uma loja de computadores se você não entende de informática. As chances de contratações para as vagas temporárias são maiores quando o candidato busca por áreas nas quais tenha afinidade e conhecimento prévio.  

3) Elabore um currículo objetivo

Na correria do fim de ano, os recrutadores preferem os currículos que contenham informações diretas e objetivas. Faça currículos específicos para cada vaga que se interessar. O currículo para uma loja de departamento de roupa não deve ser o mesmo entregue para um supermercado. Demonstre, em cada um deles, por que você deve trabalhar naquele lugar. Em caso de currículo on-line, ele também deve ser sucinto e sem erros de português.

4) Prepare-se para as entrevistas

As entrevistas para esses cargos costumam ser curtas e objetivas. Os recrutadores estão em busca de qualidades específicas, como experiência e disponibilidade. Por esse motivo, a dica é estar preparado para contar por que você está procurando essa vaga, por que você se adapta a esse tipo de comércio. Tente achar o nicho que você gosta.

5) Conheça o ambiente de trabalho 

Para evitar surpresas durante o processo de seleção para uma vaga temporária, é necessário que o candidato conheça a loja na qual pretende trabalhar. Se prepare de acordo com o ambiente. Você vai representear a loja. Se puder, visite o estabelecimento antes. No dia da entrevista, vista-se como se fosse um funcionário do local.