Economia

Design Gráfico online surge como forma alternativa de trabalho em meio à crise

11/08/17 - 14h23
Arcos Host

Em tempos de instabilidade econômica, encontrar soluções criativas para driblar o cenário conturbado é a saída para não ser pego desprevenido. No setor de criação gráfica, a possibilidade de trabalhar como design online é uma das alternativas que têm atraído profissionais de todas as idades e estilos.

O segmento de prestação de serviços online tem se fortalecido cada vez mais no país, devido à facilidade em poder contratar, conversar e fazer o pagamento sem sair de casa. Um design gráfico freelancer, por exemplo, pode se dedicar a cada projeto como se estivesse trabalhando em uma agência, com a vantagem de oferecer custos mais baixos.

"Seja em sites que unem demandas com trabalhadores freelancers ou em opções de concorrência criativa, o trabalho de design gráfico online tem se tornado uma opção cada vez mais vantajosa para os profissionais, porque representa uma boa oportunidade de lucro e não requer gastos com deslocamento ou despesas adicionais", afirma Filipe Portes de Souza, sócio da Escola Design, que oferece cursos online para quem quer se profissionalizar nesse setor 

São várias as opções de serviço. Existem sites como o 99Freelas e o Workana, em que os profissionais se cadastram para pleitear as demandas disponíveis, e todo o processo é realizado por lá. Com isso, o profissional não precisa ter os próprios mecanismos de recebimento de pagamento, emissão de nota e formalidade de envio. Além disso, é uma forma segura de mostrar seu trabalho e encontrar opções que podem agregar bons trabalhos ao seu portfólio ou até mesmo render contratações mais recorrentes.

Além disso, uma modalidade que tem conquistado muitas pessoas é a das concorrências criativas. Funciona da seguinte maneira: um determinado e-commerce, como uma gráfica, permite que os clientes postem o briefing do que precisam. Os designers cadastrados que tiverem interesse podem fazer um projeto ou esboço do que fariam em caso de contratação. A partir disso, o cliente escolhe aquele que mais lhe agrada e contrata os serviços do designer para o trabalho.

O trabalho online não opera da mesma forma para todos. Enquanto muitos usam a modalidade como forma de trabalho principal, outros enxergam a possibilidade como uma fonte de renda extra e complementar. Quem tem tempo para trabalhar durante a noite ou tem um trabalho fixo de meio período, por exemplo, consegue jobs e oportunidades de criação, aumentando a renda familiar.

Você está pensando em investir em sua formação como designer gráfico? O ideal é que escolha cursos de formação ou cursos livres na área. Assim, consegue se profissionalizar e montar um portfólio bacana. "Procurar por cursos online pode poupar tempo e dinheiro", conta Souza, da Escola Design, que oferece dezenas de cursos e aulas em streaming. Funciona assim: você assina um de nossos planos e tem acesso a todos os vídeos para assistir quando puder e precisar.
Com a rotina de trabalho mais livre, é possível conciliar os trabalhos com a formação, sem ficar sobrecarregado e sem nem mesmo sair de casa 

Flexibilidade

A grande vantagem destacada pelos profissionais que trabalham online é a flexibilidade. Horários, local de trabalho, ferramentas usadas. Tudo isso é livre e desamarrado das exigências que empresas costumam pedir quando você é um empregado. Além disso, gozar férias e tirar folgas é uma questão de planejamento.

O baixo custo é outro diferencial. Para montar uma agência ou escritório, é necessário um investimento que precisa cobrir desde as pendências burocráticos ? impostos, licenças, alvarás e outros itens ? até a estrutura física, com locação, mobília, maquinário etc. Trabalhando de forma online e individual, isso não acontece É possível trabalhar em um coworking (escritório compartilhado) ou até mesmo em casa, basta ter um bom computador e uma conexão rápida com internet.