Economia

Os 12 carros que mais se desvalorizam no primeiro ano

A depreciação sofrida é um fator muito importante a ser considerado na hora da compra, afinal, ninguém quer perder dinheiro na hora de revender seu veículo.

10/12/16 - 16h28
E-konomista

O valor de revenda de um veículo é calculado fundamentalmente em função da depreciação que sofre ao longo de um ano. Isso significa que, ao sair da concessionária, um carro valerá menos um ano depois, e assim sucessivamente, não importa o quão conservado esteja.

OS CARROS QUE MAIS DESVALORIZAM NO PRIMEIRO ANO

A Agência AutoInforme, hoje, é a maior referência em informações sobre o mercado de veículos, graças ao seu Selo Maior Valor de Revenda, que mede justamente o valor dos veículos de passeio no mercado. Os mais bem avaliados, lógico, ocupam as primeiras posições, enquanto os últimos da lista são automaticamente considerados os carros que mais se desvalorizam no Brasil após um ano. São eles:

1. Citroen C3 Picasso
O super compacto da Citroen é campeão no quesito depreciação. Ele perde, segundo a pesquisa, 22,2% do valor pelo qual é vendido nas concessionárias de novos. É um percentual bastante elevado, já que, por padrão, o percentual de 20% é considerado o limite para a desvalorização de um veículo.

2. Chery Tiggo
Em segundo lugar está o Tiggo, da montadora chinesa Chery, com depreciação de 21,9%. Entre os diversos problemas apontados por motoristas estão a baixa qualidade das peças e o pós venda ruim.

3. JAC J3 Turin

Também chinês, o J3 Turin, da JAC, é um dos carros com maior depreciação, registrando percentual de 21,1%.

4. Hyundai Elantra
Não deixa de surpreender um carro da Hyundai entre os que mais sofrem depreciação, já que seu excelente HB20 é um dos campeões de vendas. De qualquer forma, cabe ao Elantra o terceiro lugar, com depreciação acumulada de 20,3%.

5. Citroen C4 Lounge
Mais um Citroen na lista, o C4 Lounge desvaloriza depois de um ano o equivalente a 20,1% do seu valor de mercado.

6. Chevrolet Cobalt

O interessante no Cobalt é que nem sua alta depreciação o impediu de ser um dos sedãs médios mais vendidos do Brasil. O modelo desvaloriza 19,1% depois de um ano.

7. Chery Celer Sedan
O terceiro veículo chinês do ranking é o Chery Celer Sedan, que acumula percentual de desvalorização de 18,9% após um ano.

8. Citroen Aircross
A lista dos carros que sofrem maior depreciação parece até uma disputa particular entre a Citroen e as montadoras chinesas, tamanha é a presença de seus modelos. Cabe ao Aircross a oitava posição, com depreciação sofrida de 18,6%.

9. BMW Série 5

Também surpreendente é a presença de um modelo da BMW na lista, afinal, trata-se da conceituada montadora de carros de luxo e premium alemã. O Série 5 perde, depois de um ano, 18,1% do valor de venda.

10. Hyundai Grand Santa Fé
O SUV da Hyundai desvaloriza 17,6% do seu valor de venda após um ano. Embora alto, o percentual está dentro da margem estipulada pela Receita Federal.

11. BMW Série 6
Se o Série 5 está entre os carros que mais se desvalorizam, nada mais justo que o Série 6 também constar. O carrão perde 17,4% do seu valor após um ano da sua venda na concessionária.

12. Nissan Frontier
A lista dos 12 carros com maior depreciação fecha com a pick-up Frontier, da Nissan, que perde 16,9% do valor de mercado depois de 365 dias.