Educação

Vai prestar o ENEM este fim de semana? Fique atento aos horários

02/12/16 - 17h11


Os candidatos que irão realizar a prova do ENEM 2016, neste final de semana de dezembro (03 e 04), devem estar atentos aos horários de abertura e encerramento dos portões para darem início à respectiva prova.

O horário é o mesmo para todo o Brasil, mas atenção ao fuso horário, que é o oficial de Brasília.  Os portões serão abertos às 12 horas e se fecham uma hora depois, às 13 horas de Brasília, e o início do exame será às 13h30. No primeiro dia, os candidatos terão exatamente 4h30 para responder a 90 questões, e no segundo dia serão 5h30. 

Ainda não sabe onde vai realizar a sua prova? Acesse a página do participante. Se tiver dúvidas, veja o passo a passo no site do prouni.

GABARITOS

Os gabaritos das provas serão divulgados na próxima quarta-feira, dia 07 de dezembro na Página do Participante e no aplicativo do Enem 2016. Os resultados estão previstos para serem divulgados na segunda quinzena de janeiro.

Mais informações oficiais sobre o Enem 2016, ver Agência Brasil.

DICAS PARA TER UM BOM DIA DE PROVA

A primeira e mais importante de todas é que o candidato organize e planeje todo o seu dia com antecedência, começando por identificar o local onde fará a prova. Se for um local desconhecido, procure se informar sobre os transportes públicos para acesso (linhas de ônibus e metro) e as possíveis rotas caso tenha que fazer algum trecho à pé. O mesmo é válido para quem vai de carro ou de carona com familiares ou amigos.

Lembre-se que o trânsito não será o mesmo de um dia comum de final de semana. Milhares de pessoas estarão nas ruas indo para o mesmo local e utilizando a mesma rota. Portanto, saia de casa com antecedência para evitar desespero e correria para chegar no local determinado. Um minuto pode ser crucial!

MAIS INFORMAÇÕES

Caso tenha dúvidas sobre a emissão do cartão de confirmação, os documentos válidos para apresentar no dia, o tipo de material permitido e proibido para realizar a prova, consulte o Guia do Enem disponibilizado pelo Inep.

As dúvidas são muitas e podem te atrapalhar no dia do exame. Portanto, fique atento e confira algumas dicas básicas sobre o tipo de roupa, acessório, a caneta específica para preencher o gabarito e sobre a possibilidade de levar água e comida (que já adiantamos, não ser proibido).

De resto, tenha uma boa prova!