Geral

Audiência pública discute alternativas para diminuir trotes em Alagoas

23/09/17 - 09h17
Divulgação

O ritmo de audiências públicas com o objetivo de discutir temas relevantes para o maceioense, além da prestação de serviços segue acelerado na Câmara Municipal de vereadores. Está marcado para a próxima segunda-feira (25) encontro para debater o alarmante número de trotes recebidos por Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A audiência é de iniciativa do vereador Francisco Sales (PPL) e surgiu após encontro do parlamentar, ainda nessa a semana passada, com o secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, quando as autoridades discutiram sobre violência no Bairro do Bebedouro.

Ainda na audiência, o vereador deve lançar a campanha educativa ‘Trote não é legal’ como mais uma ferramenta no combate às ligações falsas que são feitas diariamente na capital e no estado de Alagoas, visando conscientizar a população sobre os prejuízos que o trate traz para todos. Para se ter ideia, segundo o Samu, somente no primeiro semestre deste ano, das 240.878 chamadas recebidas, 156.782 foram trotes. O percentual, ainda conforme o serviço, é de 65%.

Também conforme entidade de urgência, 70% dessas ligações são detectadas e interrompidas, mas nos outros 30% as viaturas chegam a ser deslocadas para a suposta ocorrência. Os autores dos trotes em geral são crianças, que aproveitam o período de intervalo da escola para realizar as chamadas.

“Os números são alarmantes e é preciso que a gente aprofunde ainda mais a discussão sobre o assunto, para que possamos fazer com que a sociedade entenda o prejuízo que é realizar um trote para órgãos que salvam vidas como Samu, Bombeiros e PM. Por conta disso, e depois de uma conversa com o secretário de segurança Lima Júnior que reclamou da dificuldade que enfrenta com os trotes, resolvi realizar a audiência pública para contribuir”, destacou Francisco Sales.