Geral

Como estudar à distância de verdade e conseguir concluir o curso

04/06/17 - 10h12

As modalidades de ensino à distância tê se tornado cada dia mais comuns, no entanto muitas pessoas não sabem como estudar à distância de verdade. Falta foco e disciplina, e muitas vezes o curso fica pelo meio do caminho.

Embora a modalidade não estabeleça um horário fixo e permita que as atividades sejam realizadas a qualquer hora do dia, é preciso saber priorizar os estudos, planejar a rotina acadêmica e recorrer aos recursos tecnológicos. Confira oito dicas de como a metodologia de ensino à distância pode se tornar um processo de aprendizagem mais proveitoso.

Como estudar à distância de verdade

Estudar em casa pode exigir uma disciplina ainda maior do estudante, uma vez que a cobrança por horários e prazos é um pouco menor. Veja algumas sugestões de como é possível realizar um curso longe das salas de aula.

1. Organizar o tempo

É importante sempre definir e respeitar o tempo necessário aos estudos. Mesmo que o ensino seja à distância, é necessário reservar um tempo para essa atividade, assim como para as outras, tais como trabalho, família e entretenimento. É fundamental encontrar o equilíbrio entre todas as atividades da vida pessoal.

2. Ser sensato

É fundamental ser realista e assumir apenas aquilo que você terá tempo de estudar e fazer. Nem sempre é possível se dedicar integralmente aos estudos, e saber o quanto poderá estudar ajuda a não acumular matérias.

3. Aproveite as TIC’s

É sempre bom para os estudos aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis nas salas virtuais. Ferramentas como fóruns, wikis, chats, vídeos e realidade virtual ajudam no processo de aprendizagem.

4. Motive-se

Mesmo que os estudos sejam à distância e que o aluno tenha pouco tempo para realizar as atividades, é necessário encontrar a motivação para cumprir as atividades propostas pelo curso pelo menos uma vez por dia. O ensino à distância exige foco e determinação.

5. Priorizar sempre

Faça as obrigações e as tarefas mais urgentes em primeiro lugar. O ideal é estabelecer metas diárias e realistas. Programe as metas relativamente fáceis de serem alcançadas para só depois pensar nas mais difíceis.

6. Ampliar os conhecimentos

Sempre priorize a descoberta de novos conhecimentos e não se limite apenas ao conteúdo das aulas. É fundamental consultar outras fontes complementares para favorecer a expansão dos aprendizados.

7. Não tenha vergonha de perguntar

É necessário ter uma boa relação com os professores e tutores. Na educação à distância o aluno terá uma atenção personalizada, individualizada e permanente.

8. Realizar as atividades e exames nos prazos indicados

É aconselhável que o estudante realize as atividades e os testes propostos pelos professores ao longo do curso sempre no prazo estipulado; assim, todas as aulas terão a total compreensão do aluno.