Interior

Construção e reformas de Hospitais beneficia 64 municípios do interior alagoano

01/04/17 - 07h02

A saúde pública em Alagoas está vivendo um novo momento com a construção e reformas de unidades hospitalares do litoral ao sertão beneficiando diretamente a população de 64 municípios do interior do Estado. Serão quatro hospitais construídos, dois na capital, um no Vale do Paraíba e outro na região Norte do Estado, e outras três unidades reformadas e ampliadas, também no interior, aumentando o número de leitos públicos para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.

Para o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, com as novas unidades hospitalares regionais, os serviços de saúde serão ampliados para todos os alagoanos possibilitando maior agilidade e resolutividade nos atendimentos de baixa e média complexidade.

“A rede de saúde do Estado ganhará um reforço com hospitais regionais oferecendo atendimentos de média complexidade e ampliando o número de leitos públicos para pacientes do SUS. Isso irá atender as demandas de saúde dos municípios do interior de Alagoas, além de desafogar as unidades da capital”, exaltou o titular da Sesau.


Segundo Rogério Barboza, superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, a unidade de saúde será estruturada para receber casos de urgência e emergência e atendimento materno-infantil. “Em Porto Calvo o cidadão terá leitos de clinica médica, UTI adulto, UCI neonatal, salas de cirurgias de pequena e média complexidade além de serviço de apoio diagnóstico e terapêutico”, disse.

O Hospital Regional de Viçosa será construído para atender os alagoanos da região do Vale do Paraíba, sendo referência em clinica geral, exames de imagem, tratamento em hemodiálise e atendimento materno e infantil.

“Os 110 leitos serão distribuídos em maternidade, pediatria, cirurgia, clínica médica, UTI adulto e UCI neonatal, ampliando o acesso a população dessa região aos serviços de saúde. Além disso, a unidade hospitalar regional dará um suporte para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Viçosa”, explicou o superintendente da Sesau.

A unidade de saúde irá beneficiar os moradores dos municípios de Atalaia, Capela, Cajueiro, Chã Preta, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Pindoba e Mar Vermelho. 

Reformas e Ampliações - A reforma de ampliação da Unidade de Emergência de Agreste, em Arapiraca, segunda cidade mais populosa de Alagoas, já está em andamento e depois da entrega, os atuais 40 leitos passarão para 118, na enfermaria, e de sete para 21 leitos na UTI para internamento.

“O hospital do Agreste atende toda a região e já é referência para os casos de traumato-ortopedia no Estado, com atendimentos de alta complexidade e para situações de urgência e emergência. Com a reforma, passará a contar com leitos para o acompanhamento e tratamento do AVC”, explicou.

A população do sertão alagoano será beneficiada com a reforma e ampliação do Hospital Antenor Serpa, no município de Delmiro Gouveia, para se tornar um Hospital Regional, passando de 44 leitos para 110. A nova estrutura irá garantir acesso aos sertanejos de Olho d’água do casado, Piranhas, Água Branca, Pariconha, Inhapi e Mata Grande.

“A ampliação dos leitos fará da unidade hospitalar uma referência para a população local e evitará o deslocamento para a capital de Alagoas. Outro benefício é dos pacientes serem atendidos forma ágil e eficiente próximo de casa e dos familiares”, explicou Rogério Barboza adiantando que o hospital regional de Delmiro Gouveia terá atendimento materno infantil, exames de imagens, tratamento de hemodiálise e serviço de nefrologia.

A reformar do Hospital Regional de União dos Palmares beneficiará os alagoanos da Zona da Mata, sendo referência nos casos de traumato-ortopedia e clínica médica. Atenderá os moradores de Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, São José da Lage, Ibateguara, Colônia de Leopoldina, Joaquim Gomes, Novo Lino, Campestre e Jundiá.

“O Hospital Regional terá 110 leitos para atendimentos de urgência e emergência, serviços cardiovasculares, cirurgias emergenciais e eletivas e com apoio terapêutico, diagnóstico como raios-x e mamografias”, destacou Rogério Barboza.

Atendimento à Mulher – Outra mudança na realidade do sistema público de saúde em Alagoas serão os serviços direcionados para o atendimento à saúde das mulheres. E quem passa pelo bairro do Poço, em Maceió, já pode ver a construção do Hospital da Mulher em ritmo acelerado. A unidade será referência para os partos de risco habitual.

A obra, que terá oito andares, está na quarta laje, onde ficarão 50 leitos para atendimento materno-infantil. Nos outros pavimentos erguidos, dois serão para estacionamento e outro para o os demais leitos do hospital. A próxima etapa, um andar exclusivo para o laboratório de análises, ficará pronta até o final de abril.

“O 100 leitos do Hospital da Mulher serão distribuídos em enfermarias, quartos para pré-parto, parto e pós-parto, e também para atendimentos clínicos de ginecologia e obstetrícia”, segundo Rogério Barboza, que afirma ainda que o hospital também contará com exames de imagem, teste do pezinho e da orelhinha, planejamento familiar, auxílio às gestantes e aos recém-nascidos de risco.

A saúde da mulher também será o diferencial no Hospital Metropolitano de Alagoas, que teve a ordem de serviço assinada na última segunda-feira (27). A unidade irá garantir atendimento clínico de ginecologia e pediatria, obstetrícia, Centro de Parto Normal, UTI adulto e pediátrica e UCI neonatal. No total, seus 180 leitos irão suprir a carência nos atendimentos de alta complexidade na parte alta da capital, região Norte e Zona da Mata do Estado.

“Qualidade na saúde pública é prioridade do Governo de Alagoas, e com as construções e reformas dessas unidades, iremos garantir mais agilidade e eficiência na oferta do serviço para a população, sobretudo aos usuários do SUS, que são mais de 90% no Estado. Em especial, iremos suprir a carência assistencial na atenção à saúde da mulher com a ampliação e qualificação de serviços especializados. Com trabalho sério e comprometimento, estamos avançando na saúde do nosso Estado”, finalizou o secretário Christian Teixeira.