Justiça

Otávio Praxedes e ministro Humberto Martins discutem efetividade da prestação jurisdicional

20/01/17 - 20h01
Caio Loureiro

O ministro Humberto Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no exercício da presidência, se reuniu, nesta sexta-feira (20), com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Leão Praxedes, para acompanhar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em favor da cidadania e da efetividade da prestação jurisdicional. A reunião foi realizada na Presidência do TJ/AL.

“O Tribunal de Alagoas tem dado exemplo de trabalho transformando cada magistrado em um instrumento de transformação social. Vim saber das preocupações e necessidades desta Corte. E eu, no STJ, serei um aliado permanente para um TJ/AL forte, unido, de qualidade e que possa oferecer uma prestação jurisdicional em favor do cidadão alagoano”, disse Humberto Martins.

“O ministro tem raízes no estado e história no TJ de Alagoas. Foi um grande operador do Direito como desembargador, sempre atuante, produtivo e preocupado com os processos. É um orgulho para nós tê-lo como presidente em exercício do STJ. Procuramos ter um trabalho em sintonia e afinado com o ministro que conhece e entende os problemas de nosso estado”, disse o presidente Otávio Praxedes.

O ministro Humberto Martins também lembrou de sua carreira no Poder Judiciário de Alagoas. “Se cheguei onde estou é porque tive um passado firmado aqui. Alagoas tem uma representação que dá orgulho ao Brasil em todos os âmbitos, como na literatura, na música e na Justiça também. Acredito que devemos trabalhar com independência e, ao mesmo tempo, com harmonia para proporcionar uma prestação jurisdicional cada vez melhor para a sociedade”, afirmou.

Também participaram da reunião os desembargadores Celyrio Adamastor, vice-presidente do TJ/AL, José Carlos Malta Marques, Pedro Augusto Mendonça, Tutmés Airan de Albuquerque, Alcides Gusmão da Silva, Klever Rêgo Loureiro, João Luiz Lessa, Fernando Tourinho, Fábio José Bittencourt, os juízes Carlos Cavalcanti, auxiliar da Presidência, Jamil Amil, presidente do Funjuris e servidores do Poder Judiciário.

Na oportunidade, Humberto Martins demonstrou pesar pela morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, ocorrida nessa quinta-feira (20). “Recebi com muita tristeza e ao mesmo tempo com perplexidade a notícia do fatal acontecimento ocorrido no dia de ontem. Perde o Brasil um dos maiores homens públicos de irretocável caráter e perde a magistratura um dos seus maiores magistrados, um juiz destacado pela sua competência, pelo elevado espírito público e pela sensibilidade humana no sentido de se fazer a melhor Justiça no cumprimento da Constituição Brasileira”, lamentou.

    Ainda nesta sexta, Humberto Martins viaja a Porto Alegre para acompanhar o velório de Teori Zavaski, com quem trabalhou no STJ por mais de seis anos.