Maceió

Campanha "Maceió Rosa" tem início com evento na Rua Fechada

01/10/17 - 11h28
João Arthur/TNH1

Começaram neste domingo (01) as ações da campanha Maceió Rosa, com intuito de informar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Realizada pela Prefeitura de Maceió, a campanha foi aberta em evento na Rua Fechada, na Ponta Verde.

Desde as 9h da manhã são realizadas várias atividades voltadas para o entretenimento e conscientização sobre o tratamento e a prevenção do segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. O prefeito Rui Palmeira e a primeira-dama Tatiana Palmeira estiveram presentes, e reforçaram a importância da conscientização da população.

“É muito importante realizarmos o Maceió Rosa, dentro do mundialmente conhecido Outubro Rosa. O câncer de mama, detectado no inicio, é absolutamente curável, então as mulheres têm que ter essa consciência, essa responsabilidade de fazer o autoexame”, afirmou Rui. Segundo ele, a prefeitura vai aumentar a quantidade de mamografias nos meses de outubro e novembro para ajudar na prevenção.

“Temos diversos parceiros que trabalham com mamografia e com o tratamento do câncer em si, que são referencias e fazem o tratamento com qualidade. Qualquer mulher que tenha dificuldade deve procurar uma unidade básica, e será encaminhada para tratamento o mais rápido possível”, garantiu o prefeito.

A primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, se disse feliz pelo início promissor de mais uma edição do Maceió Rosa. “Todos os parceiros estão aqui apoiando, a população está comparecendo, e estamos apenas começando. Será um mês intenso de atividades, com ações em várias praças e palestras espalhadas por toda a cidade, levando informação junto com as instituições”, disse. “Já está comprovado que se descoberta precocemente, a doença tem cura. E estamos buscando isso, que mais e mais mulheres consigam se curar. Só combatemos o câncer com prevenção”, completou Tatiana.

A Diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maria Lucélia, ressaltou que apesar da atenção maior durante o mês de outubro, a batalha dura o ano inteiro. “É um evento importante para nós que integramos a secretaria, mas não pode ficar só em outubro. São desenvolvidas ações durante o ano inteiro, em todas as unidades básicas, de média e alta complexidade, visando as necessidades da mulher. É um trabalho em conjunto, que precisamos que seja potencializado por toda a população”, explicou.

Diversas secretarias municipais participam do evento, enriquecendo ainda mais a programação. Participam a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a distribuição de informativos sobre saúde da mulher e orientações sobre DSTs/Aids, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), com aula de zumba, e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) com apresentações culturais.

As parcerias com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Grupo de Mama Renascer também participam das atividades do domingo. Organizações Não Governamentais levam ao evento oficinas de turbante, distribuição de lacinhos (símbolo da campanha), a Corrida Kids e stands para o recebimento de doações de cabelo, além da venda das camisetas com a logo da campanha, cuja renda será revertida para instituições que apoiam pessoas em tratamento de câncer.

O evento de lançamento da campanha municipal conta ainda com as parcerias do Sesc, Unit, Mediradius, Santa Casa, Casa Rosa, Diagnose, Adefal e Clion, que oferecem os serviços gratuitos de orientação nutricional e informações sobre o auto-exame, aferição de pressão arterial, encaminhamento para mamografia e citologia, palestras e oficinas de culinária saudável.