Maceió

Carnaval em Maceió tem blocos na rua e muita animação

27/02/17 - 10h52
Secom Maceió

O que não faltou foi gente para a acompanhar o Carnaval nos polos do Benedito Bentes, Jacintinho e Ponta Grossa. Frevo e axé deram o tom do segundo dia da folia descentralizada, promovida pela Prefeitura de Maceió.

No Benedito Bentes, um arrastão puxado pela orquestra de frevo Força Jovem, com o Bloco das Bonecas, animou as ruas do bairro. “Muitas pessoas não iam porque tinham dificuldade de chegar ao Jaraguá, porque iriam em família e tem a questão de transporte. A  descentralização consegue atender um maior número de comunidades, garantindo seu acesso à festa, diferente do que acontecia no passado”, disse um dos organizadores do evento, Jailton da Silva.

De acordo com o organizador, a festa segue tranquila, com a participação da população. “Os polos trazem o Carnaval para perto das pessoas. Tem uma música que diz que o artista está onde o povo está. Nesse caso, o Carnaval veio atrás das pessoas que às vezes não tem como ir para mais longe e brincam perto da sua residência. A contribuição da Prefeitura fortalece a cultura local, com as bandas locais que participam do evento”, disse.

O estudante Anderson Roberto foi um dos que caiu no frevo pelas ruas de um dos mais populosos bairros dá cidade. “Estou achando ótimo e me divertindo muito. Espero que o Carnaval continue acontecendo por aqui”, declarou o folião.

No Jacintinho, a festa começou às 19 horas com a banda Parceiros do Samba e grupos convidados. Às 22 horas foi a vez de Dhinno Black agitar os foliões.

Para Mário Farofa, líder comunitário do Jacintinho, com os polos, a Prefeitura fortaleceu o Carnaval nos bairros e toda a comunidade sai ganhando. “A descentralização possibilita geração de renda, seja para o ambulante que vende cerveja e comida, seja para quem trabalha com reciclagem, pois cata as latinhas deixadas pelos foliões. A iniciativa dá Prefeitura de Maceió é super valida e deve continuar”, disse.

A afirmação é confirmada por Saunauá Clemente. “Para quem vende é muito bom ter eventos como esse no bairro. Dá para comercializar meus produtos e ainda assistir aos shows”, disse o ambulante.

Ponta Grossa

O segundo dia de Carnaval na Moleque Namorador seguiu atraindo foliões. Apresentações artísticas deram o tom da festa com a matinê e os shows noturnos. “Começamos ontem, com duas atrações que garantiram um Carnaval animado. Ter a festa no bairro dá uma opção ao morador ficar onde mora. A Praça Moleque Namorador tem tradição. Aqui, se bater uma lata, o povo vem”, disse Petrúcio dos Santos, o Peu, organizador do evento.

Descentralização

Por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), até a próxima terça-feira (28), serão realizadas festas em oito polos distribuídos em diferentes bairros da capital. Na programação também haverá a apresentação de grupos de bois.

Além do suporte em segurança, limpeza, ordenamento de trânsito e iluminação, a Prefeitura investiu R$ 300 mil, garantindo infraestrutura de palco, som, iluminação e banheiros químicos. Cada polo também recebeu uma ajuda de R$ 6 mil, que foram repassados às instituições comunitárias que já trabalham na produção do Carnaval nessas comunidades para a contratação de bandas locais.