Maceió

Cem dias de gestão: prefeito Rui Palmeira destaca avanços na Saúde

17/04/17 - 10h07

Os primeiros 100 dias do segundo mandato da gestão do prefeito Rui Palmeira (PSDB), à frente da Prefeitura de Maceió, começaram com entregas relevantes em diversas áreas, entre elas a Saúde, que tem apresentado grandes dificuldades em todas as instâncias da administração pública no Brasil.

Quatro unidades foram entregues à população de bairros populares completamente reformadas, melhorando as condições de trabalho e de atendimento aos maceioenses que mais precisa do poder público. Para assegurar o atendimento à saúde da população mais pobre de Maceió, Rui Palmeira dobrou o investimento constitucional, destinando 38% de recursos do Município para garantir a prestação dos serviços. Maceió também comemora o primeiro aniversário de um dos equipamentos de maior aprovação popular em Maceió, as Unidades de Pronto Atendimento Trapiche e Benedito Bentes, mantidas pela Prefeitura.

No dia 23 de março, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, entregaram o Posto de Atendimento Médico (PAM) Dique Estrada, localizada na Ponta Grossa. As obras de reforma fazem parte das ações de reestruturação da saúde municipal e devem beneficiar a toda a comunidade com melhores serviços de saúde. “Conseguimos reformar e equipar essa unidade, que, além de melhorar sua estrutura física, recebeu nova mobília e novos equipamentos, o que melhora as condições de trabalho dos servidores e o atendimento à população”, destacou o gestor, lembrando que em 2016, foram investidos R$ 5 milhões em mobiliário e equipamentos para as unidades de saúde, tanto de recursos próprios federais.

No dia seguinte, Rui Palmeira voltou à região lagunar de Maceió para entregar a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Caic Virgem dos Pobres, localizada no Dique Estrada, uma das regiões de maior demanda de serviços públicos. Para melhorar a qualidade de vida na região, o prefeito apresentou o projeto Maceió de Frente pra Lagoa, que aguarda a liberação de financiamento externo para mudar a realidade da população local, com obras de infraestrutura, saneamento e habitação.

No ato da entrega da USF, Rui Palmeira destacou o cuidado da Prefeitura em melhorar os serviços públicos em Maceió. “Muito mais que uma obra estrutural, a Prefeitura está equipando as unidades de saúde, oferecendo maior conforto no serviço prestado ao maceioense. Reativamos o serviço odontológico e esperamos que a população nos ajude a fiscalizar a manutenção desse equipamento público”, afirmou o prefeito.

No dia 28, o prefeito entregou a reforma do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, na Chã de Bebedouro, que atende pacientes maiores de idade que apresentam patologias como transtorno bipolar do humor, esquizofrenia e depressão crônica e no dia 30, foi reinaugurada a Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Melo Vasconcelos, localizada no Sítio São Jorge, no Barro Duro.

Rui afirma que cada ação na Saúde deve ser comemorada, destacando as dificuldades de financiamento para manter os serviços em razão do subfinanciamento das políticas de saúde. “O esforço é muito grande para melhorar o atendimento à população. Pela Constituição, temos que investir 15% da nossa receita em Saúde. No ano passado, colocamos 38%, mas a conta não fecha. Enquanto o governo federal não rever essa política, que há pelo menos 20 anos vem achatando os recursos e colocando mais obrigações para os municípios, fica mais difícil expandir as ações na Saúde, mas temos, com muita responsabilidade, assegurado os serviços aos maceioenses”, finalizou.