Maceió

Chuva dá trégua, mas pode voltar intensa na quarta-feira, diz meteorologista

23/04/18 - 09h52

As fortes chuvas que caíram em Maceió e região causaram muitos prejuízos e, de acordo com o meteorologista Vinícius Pinho, na quarta-feira ela pode voltar a ser intensa, principalmente no Litoral Norte e na Zona da Mata.

Segundo Vinícius Pinho, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), um fenômeno chamado Cavado atingiu parte de Alagoas. Ele é um processo que faz com que a pressão atmosférica na região diminua e aumente a nebulosidade. “Esse fenômeno estava associado a um sistema de alta pressão no oceano, que traz bastante umidade para o Litoral Norte alagoano. O Cavado, atuando junto com esse sistema de pressão, provocou essa chuva intensa que foi registrada no final de semana", explicou Vinícius.

A previsão para hoje é que o tempo se mantenha firme, mais seco, com um pouco de chuva fraca no Litoral Norte. Na Região Metropolitana, o clima vai se manter seco, com predomínio de sol na maior parte do tempo. Amanhã, aumenta a nebulosidade, acarretando chuva leve.

Já na quarta-feira, de acordo com o meteorologista, a chuva pode voltar a ter a mesma intensidade do fim de semana. Ele afirma que a Defesa Civil precisa continuar em alerta.

“Choveu muito e o solo está bastante úmido. Qualquer chuva que caia nos próximos dias pode causar transtornos, principalmente com relação a deslizamentos de terras. Como o solo está muito encharcado, ele está muito instável e favorece os deslizamentos. Além disso, o Rio Jacarecica está muito cheio e se a chuva voltar a cair na região, pode causar de novo alguns transtornos”, alertou o meteorologista.