Maceió

Pós-chuvas: Prefeitura intensifica recuperação de vias

20/06/17 - 10h50
Marco Antonio/ Secom Maceió

As equipes de manutenção de vias da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) têm trabalhado intensamente para recuperar os danos decorrentes das chuvas registradas no final do mês de maio. Aproximadamente 1.600 toneladas de asfalto já foram aplicadas em 46 vias desde o dia 29 de maio, quando o tempo permitiu o retorno das ações de recuperação de vias.

Com o tempo favorável, diariamente as equipes estão atendendo demandas da parte alta e baixa da capital com o auxílio de 10 caçambas. Esta quantidade de máquinas é o dobro do que vinha sendo utilizado antes das chuvas, visando atender com mais agilidade as solicitações que também aumentaram pós-chuvas. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Ib Brêda, a programação está priorizando os corredores de transporte e vias mais prejudicadas.

Recuperação de vias no Dique Estrada. (Crédito: Marco Antonio/ Secom Maceió)

 “Em um primeiro momento, quando não tínhamos um indicativo de tempo seco, chegamos a sair com até 16 caçambas com vinte toneladas cada uma, em pontos onde tínhamos levantado uma situação mais agravada. Depois que o tempo ficou um pouco mais seco, começamos a trabalhar diariamente, inclusive, no primeiro final de semana, aplicamos asfalto até domingo. Hoje, estamos trabalhando de segunda a sábado, recuperando, principalmente, os corredores de transporte”, afirma o gestor.

Entre as principais vias que a Seminfra está trabalhando ou já executou serviços estão as Avenidas Álvaro Otácilio, na Ponta Verde, João Davino e Comendador Gustavo Paiva, na Mangabeiras, Juca Sampaio, no Barro Duro, Durval de Góes Monteiro, no  Tabuleiro, Fernandes Lima e Rotary, no Farol,  Comendador Leão e Dona Constança, no Poço, e Senador Rui Palmeira, no Dique Estrada.

O material que está sendo utilizando na recuperação das vias é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBQU), indicado para vias urbanas. O produto é uma mistura de areia, brita e um ligante, o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP). Antes de colocar a camada de CBQU, as equipes operacionais retiram o material encharcado do buraco, colocam brita e aplicam o asfalto.


Todo cidadão pode solicitar o serviço de recuperação de pavimento entrando em contato com a Seminfra pelos telefones 3315-5007 e 3315-5008. Para dar celeridade ao atendimento, é importante que o solicitante informe com precisão o local que necessita de intervenção, como o nome da rua, o bairro e um ponto de referência.