Maceió

Rua Fechada recebe programação especial do Mês da Mulher

18/03/18 - 15h22

Os mercados públicos do Jacintinho e Tabuleiro do Martins, além da Rua Fechada, na Ponta Verde, receberam, na manhã deste domingo (18), a programação especial que a Prefeitura de Maceió preparou para o Mês da Mulher. Os dois mercados sediaram os mutirões de saúde da mulher, enquanto a Rua Fechada recebeu ações das Secretarias Municipais de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), Saúde (SMS) e do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

Coordenadora das atividades, a primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, falou sobre o propósito de oferecer uma programação descentralizada e focada nas necessidades das mulheres.

“Queríamos realizar algo mais significativo para as mulheres maceioenses, por isso idealizamos um conjunto de ações que se estendessem pelo mês inteiro para alcançar o máximo de pessoas possível em vários pontos da cidade. Ontem tivemos o primeiro dia do mutirão no Tabuleiro do Martins e no PAM Salgadinho e foi um sucesso de atendimento, porque são exames que muitas mulheres têm dificuldade em conseguir e estamos conseguindo não só conscientizar, mas realizar os exames”, informou.

A assessora de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, Adriana Toledo, falou sobre os serviços ofertados. “Nós estamos trazendo diversos serviços municipais em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Durante todo o mês de março estaremos executando ações da Prefeitura, proporcionando mais saúde para mulheres, apoio ao empreendedorismo. Estamos com o Sine Maceió trazendo orientações de estágio e trabalho voltados para a mulher maceioense, ações de beleza e lazer, orientações educativas de saúde, uma atenção especial para todas as mulheres, não só aqui na orla, mas em vários pontos da capital”, enfatizou.

Para o público que aproveitou a programação na Rua Fechada, a oferta descentralizada melhora o acesso aos serviços.“Isso é muito bom, estamos tendo oportunidade de aproveitar vários serviços gratuitos e com o acesso facilitado. Aproveitei o momento e trouxe minhas filhas, que já realizaram exames de diabetes e agora estão tendo um momento de beleza”, disse Simone Xavier, participante do evento.

No ponto instalado na Rua Fechada, o público teve acesso a ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como aferição de pressão, teste glicêmico, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, além de receber orientações educativas e preservativos femininos. Em parceria com o órgão, estudantes do nono período do curso de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram atendimento junto as atividades da SMS.

A Semtabes levou os serviços do Sine Itinerante, em pareceria com o Centro de Integração Emprego – Escola (Ciee), onde as pessoas que passaram pela tenda do órgão puderam se cadastrar no programa Mais Emprego e se candidatar a uma das 222 vagas ofertadas em cinco áreas disponíveis. As mulheres maceioenses tiveram acesso também a serviços de estética e beleza como manicure e corte de cabelo. Na oportunidade, o Ciee realizou cadastro para aprendizes e disponibilizou 200 vagas de qualificação profissional para call center ofertadas pelo Instituto Crescer.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semelj) levou aulas de zumba e fit dance para o evento. Durante a manhã deste domingo as feiras do Jacintinho e Tabuleiro do Martins receberam ações de saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia.

Tatiana Palmeira reforçou o convite para a mulher maceioense participar das atividade do Mês da Mulher, que prosseguem até o final do mês. “Convido todas as mulheres a participarem das ações, aproveitarem os serviços oferecidos e principalmente que a mulher se cuide mais. A gente sabe que quando a mulher se cuida, ela vai ter mais força, mais saúde para trabalhar e estar bem consigo. Aproveito para desejar um feliz Mês da Mulher para todas as mulheres maceioenses”, pontuou.