Meio Ambiente

Peixe-boi ‘passeia’ pela praia de Ponta Verde e surpreende banhistas

22/07/18 - 15h28
Cortesia ao TNH1

A água quente e rasa do mar de Ponta Verde, um atrativo para maceioenses e turistas em dias de sol, convidou também um peixe-boi para um passeio neste domingo (22). O animal chamou atenção dos banhistas no início da tarde enquanto nadava bem perto da praia.

Apesar de muita gente pensar que ele estava encalhado, o biólogo Bruno Stefanis, do Instituto Biota, garante que não.

Ele explica que os animais reintroduzidos na natureza por meio do projeto Peixe Boi, na Costa dos Corais, Litoral Norte de Alagoas, são dóceis e por isso não têm problema em se aproximar das pessoas e interagir.

Stefanis recomenda porém que ninguém toque, nem alimente o bichinho. “Não é algo fora do normal. O estranho, para as pessoas, é ele interagir, mas ele não está encalhado”, afirma.

Dia de resgates

Outros animais marinhos apareceram neste domingo na costa alagoana, alguns mortos. O dia foi de resgates para o Biota, que encontrou duas tartarugas em Maceió e um golfinho na cidade de Paripueira.Uma das tartarugas estava viva, mas muito debilitada. “Ela estava a deriva há muito tempo, cheia de algas, por isso foi levada para o nosso centro de reabilitação”, disse o biólogo.

A outra estava morta e passou por exames e coleta de material para descobrir a causa do óbito. O terceiro animal, o golfinho, também foi achado morto e será submetido à necropsia.