Mundo

Adolescente não entende instrução e morre ao pular de bungee jump

27/06/17 - 17h17

A adolescente holandesa Vera Mol, de 17 anos, morreu ao pular de bungee jump em uma ponte na Espanha sem que estivesse com o equipamento de proteção amarrado à corda. Ocorre que a garota entendeu errado quando o instrutor disse "no jump" ("não pule", em tradução), e provavelmente ouviu ele dizer "now jump" ("agora pule", em português) e saltou sem que os equipamentos de proteção estivessem em ordem.

De acordo com matéria da RedeTV!, o incidente aconteceu em 2015, mas o instrutor, que foi acusado de falar pessimamente inglês, foi ouvido na corte espanhola nesta segunda-feira. Além do problema de comunicação que resultou na morte da jovem, o instrutor não checou a identidade de Vera para verificar se ela realmente tinha 18 anos - idade mínima para praticar o esporte radical no país. 

Ainda sobre o problema com o idioma, a acusação alegou que o instrutor deveria ter usado a frase "don"t jump" (forma gramaticalmente mais correta para dizer "não pule"), o que poderia ter evitado o acidente. Além disso, a investigação mostrou que a ponte usada não era um local permitido para a prática dessa atividade. 

A empresa Flowtrack, responsável pelos saltos e que empregava o instrutor, disse que tudo não passou de um acidente. O porta-voz da companhia, Martijm Klom, declarou que a morte de Vera foi causada por um "mal-entendido no momento em que recebeu as ordens". Klom ainda afirma que a jovem estava com a corda amarrada ao corpo, mas não presa à ponte.