Polícia

Assomal emite nota de apoio a comandante do BPE após polêmica com delegado

12/05/18 - 11h20

A Associação dos Oficiais Militares de Alagoas emitiu nota de apoio ao tenente-coronel Rocha Lima, comandante do Batalhão de Eventos, após denúncias de que ele teria ofendido o delegado Leonardo Assunção, inclusive com termos racistas.

A Assomal informou que o comandante negou a autoria da mensagem e lamentou o fato envolvendo o seu nome. Por meio da nota, Rocha Lima afirma que a atitude "não faz parte da sua índole". "Segundo o tenente-coronel Rocha Lima, “alguém, por maldade, escreveu a frase e postou no Whatsapp, mas já deixei os meus telefones de contato à disposição da SSP para investigação”, diz o texto.

O fato se tornou público após circularem nas redes sociais prints de conversas em que o comandante do BPE trataria o delegado com expressões racistas. A motivação da crítica seria a liberação de dois presos por Leonardo Assunção, um deles por ser menor de idade e responder por posse de arma, crime pelo qual não permaneceria na delegacia, e o outro por não ter mandado de prisão em aberto e não ter sido detido em flagrante.

"A ocorrência policial da última quinta-feira (10), que retirou das ruas de Maceió mais uma arma de fogo de uso restrito das Forças Armadas e de calibre proibido, deixou de ser o foco do noticiário alagoano para dar lugar a uma mensagem de Whatsapp. Mensagem esta, de origem desconhecida [...]. A mensagem ofensiva e de cunho racista é, de pranto, repudiada por todos que fazem a Assomal, instituição hoje presidida por afrodescendente, o coronel PM José Cláudio do Nascimento", declara a entidade.

Por último, a Assomal diz que até que tudo seja esclarecido, trata o fato como crime sem autoria, mas que deve ser apurado e seus autores responsabilizados.