Polícia

Detentos do Baldomero tentam fuga em massa durante a madrugada

Teresas e serras foram encontradas com os 27 reeducandos impedidos de deixar o presídio; polícia faz buscas na região

27/05/16 - 06h29
Cortesia ao TNH1

Detentos que cumprem pena no presídio Baldomero Cavalcanti, parte alta de Maceió, tentaram fugir na madrugada desta sexta-feira (27), mas foram impedidos pelos agentes plantonistas.

De acordo com informações passadas ao TNH1 por um dos agentes penitenciários, que teve a identidade preservada, cerca de 27 reeducandos foram flagrados durante a tentativa de fuga do Módulo II, e foram contidos.

Com os fugitivos foram encontrados uma serra, um cadeado e teresas. “Acreditamos que alguns ainda conseguiram escapar”, comentou o agente. Equipes do Grupo de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit) foram acionados para fazer buscas pela região na tentativa de recapturar os fugitivos.

Embora tenha capacidade de abrigar 440 detentos, o Baldomero tem população carcerária que passa de 1 mil reeducandos. O presídio se divide em 11 módulos, incluindo um módulo do trabalhador e um módulo especial.

A situação no sistema prisional alagoano ficou mais tensa depois que os agentes penitenciários deflagraram greve, no último dia 3 de maio. Com a paralisação, as visitas foram suspensas, o que causou revolta entre familiares que protestaram afirmando que eles [os presos], já vivem em situação de risco por conta da superlotação e agora nem sequer estão podendo ter contato com a família.

O TNH1 tentou contato com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), para confirmar quantos reeducandos conseguiram fugir, mas não foi atendida.

Detentos do Baldomero tentam fuga em massa durante a madrugada
Detentos do Baldomero tentam fuga em massa durante a madrugada