Saúde

Acúmulo de gordura no fígado pode causar problemas sérios

Entre as causas da doença estão a má alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas

25/06/18 - 16h31
Reprodução


Com 29 milhões de inscritos em seu canal do YouTube, o comediante Whindersson Nunes usou sua conta no Instagram, no dia 11 deste mês, para alertar os internautas sobre a importância de cuidar da saúde, após ele próprio ser diagnosticado com gordura no fígado. "Fiz um exame e a doutora disse que eu tinha gordura no fígado e que podia evoluir para um câncer", escreveu. "Comecei a correr há 43 dias.

" O youtuber de 23 anos alterou hábitos alimentares para ter uma vida saudável. Uma das causas da gordura no fígado é o álcool, chamada esteatose ou doença gordurosa hepática alcoólica, afirma a professora associada de gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) Cláudia Souza de Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia. "E há o depósito de gordura no fígado em pessoas que não ingerem álcool. Nesse caso, as principais causas decorrem da presença de diabetes, obesidade, colesterol ou triglicérides altos, e hipertensão arterial."

Ela explica, ainda, que em ambos os casos a imagem por ultrassonografia ou outro método de imagem são semelhantes para o diagnóstico. "A biópsia do fígado também. O que muda é só a causa, álcool ou não álcool." Um outro fator de risco é o sobrepeso. "A doença não tem tratamento específico. Uma opção pode ser a perda de peso, com a ajuda de um nutricionista e prescrição de dieta e exercícios", afirma Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês. No caso da doença hepática gordurosa alcoólica, afirma Zilli, o tratamento é abstinência do álcool. A que não é alcoólica, explica Cláudia, o tratamento consiste no controle dos fatores da síndrome metabólica, dieta, exercício, e em alguns casos, medicamentos.

Controle da alimentação é essencial

Quando começou a ter inchaço, alteração do paladar, febre, indisposição e até crise em que vomitou muito, em janeiro do ano passado, cientista político Gabriel Marcondes de Moura, 26 anos, decidiu ir ao médico. "Fui diagnosticado com lama na vesícula biliar e gordura no fígado, que só melhora se melhorar a alimentação. Desde então venho tentando me controlar. É um eterno vigiar e punir." (TC)